Cenário Brasileiro do PLE: Contribuições da UFSM em Foco

Autores

  • Grazielle da Silva dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n2p186-193

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo construir um breve panorama acerca do Português Língua Estrangeira (PLE) no Brasil. Para tanto, percorre-se uma revisão dos estudos considerados mais relevantes na área de PLE, culminando na historicização das ações que vem configurando iniciativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em prol da promoção do Português Língua Estrangeira. Concluiu-se que, dentro do cenário nacional do PLE, a UFSM vem cumprindo um importante papel na promoção do Português Língua Estrangeira no Brasil, pois, por meio de suas inúmeras ações, evidencia um campo de estudos emergente, ao mesmo tempo em que o fortalece nessa conjuntura.

 

Palavras-chave: Português Língua Estrangeira. Panorama Brasileiro. Contribuições da UFSM.

 

Abstract

This paper aims at constructing a brief overview about Portuguese as a foreign language in Brazil. For that, it scrolls through a review of studies considered the most relevant in the area of Portuguese as a foreign language, culminating in the historicizing of the actions that come configuring the Universidade Federal de Santa Maria´s (UFSM) initiatives for the promotion of Portuguese as a foreign language. It was concluded that, within the national setting of the Portuguese as a foreign language, UFSM has been fulfilling an important role in promoting the Portuguese as a foreign language in Brazil because, through its numerous actions, it highlights an emerging field of study, meanwhile it is fortified at this juncture.

 

Keywords: Portuguese as a Foreign Language. Brazilian Panorama. UFSM´s Contributions.

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

DOS SANTOS, Grazielle da Silva. Cenário Brasileiro do PLE: Contribuições da UFSM em Foco. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 186–193, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n2p186-193. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3950. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos