Uso de Recursos e Estratégias Pedagógicas na Saúde da Família

Autores

  • Marcela Andressa Simões Silva
  • Maria Angela Boccara de Paula

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n2p181-185

Resumo

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) além de seu aspecto assistencial caracteriza-se também como meio de comunicação entre a comunidade e a equipe de saúde e tem nas ações de educação em saúde um caminho para alcançar a importante meta de melhora na qualidade do núcleo familiar. O objetivo deste estudo foi conhecer os recursos e as estratégias didático pedagógicas utilizadas pelos enfermeiros atuantes na ESF. Realizado com abordagem quantitativa, coleta de dados feita nos meses de abril e maio de 2012 por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado em 12 enfermeiros, na maioria mulheres (11/91,66%) com idade média de 32,16 anos, graduados entre um e cinco anos e atuantes na ESF entre seis meses e um ano. Os recursos pedagógicos mais citados foram: panfletos e imagens e entre as estratégias mais utilizadas está a palestra. Notou-se falta de conhecimento do enfermeiro, bem como dificuldades em utilizar e distinguir os recursos e as estratégias, o que pode interferir no resultado das ações realizadas.

 

Palavras-chave: Recursos Audiovisuais. Estratégias. Papel do Profissional de Enfermagem. Saúde da Família.

 

Abstract

The Family Health Strategy (FHS) beyond its charitable aspect is also characterized as means of communication between the community and the health care team and has in the actions of health education a path to achieve the important goal of improving the quality of family unit. The aim of this study was to understand the pedagogical resources and teaching strategies used by nurses who work in the FHS. Performed with a quantitative approach, data collection occurred in April and May 2012 by a questionnaire with open and closed questions applied to 12 nurses, most of them women (11/91.66%) with average age of 32.16 years, graduated between one and five years and active in the FHS between six months and one year. The most frequently mentioned teaching resources were brochure and pictures and the most frequently strategy used was lecture. We noticed a lack of knowledge of nurses, as well as difficulty in using and distinguishing resources and strategies, which may interfere on the results of actions taken.

 

Keywords: Audiovisual aids. Strategies. Nurse’s role. Family Health.

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

SILVA, Marcela Andressa Simões; DE PAULA, Maria Angela Boccara. Uso de Recursos e Estratégias Pedagógicas na Saúde da Família. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 181–185, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n2p181-185. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3949. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos