Química Qualitativa: um Olhar sobre a Mediação utilizando Recursos Digitais

Autores

  • Maria das Graças Gomes
  • Paulo Henrique Medeiros Theophilo

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n2p172-180

Resumo

Este trabalho mostra os resultados de uma pesquisa que tem por objetivo procurar novas formas didáticas de apresentar os conteúdos da disciplina Química Analítica Qualitativa, oferecida nos cursos de Licenciatura em Química, nas categorias presenciais e semipresenciais, da Universidade Federal do Ceará. Numa primeira fase, os estudos concentraram-se na confecção de um material que servisse de suporte às aulas presenciais e de consulta para as aulas a distância. Promoveu-se a confecção de vídeos com as técnicas de análise, diapositivos que facilitam a apresentação do conteúdo dessa disciplina e contextualizam a mesma dentro dos parâmetros multimidiáticos referentes às novas formas de uso da tecnologia de informação e comunicação. O material elaborado não tem a pretensão de substituir o trabalho do professor ou mesmo substituir livros didáticos, mas sim de conseguir facilitar a compreensão do estudante, fazendo com que o conteúdo da disciplina seja mais rapidamente apropriado. Isso porque os alunos, ao chegarem no laboratório, já estariam então familiarizados com a infraestrutura e procedimentos apresentados em vídeos, fotos e dispositivos. Com esta metodologia, foi possível detectar maior desenvoltura das turmas logo nas primeiras aulas. Com essa maior adequação do conteúdo disciplinar aos recursos disponíveis para melhoria do processo pedagógico, é possível utilizar esse material em cursos universitários a distância.

 

Palavras-chave: Química Qualitativa. Didática. Multimídia. Contextualização.

 

Abstract

This work shows the results of a research that aims to seek new didactic ways to teach the contents from the subject Qualitative Analytical Chemistry, offered in Teaching undergraduate course in chemistry, in on-site and blended learning categories, in Federal University of Ceará. In a first phase, studies focused in the confection of a material that would serve as a support to the classroom instruction and consultation for the distant learning classes. It was promoted the videos confection with the analysis techniques, slides that facilitate the presentation of the contents of this subject and contextualize the same within the multi didactic parameters relating to new information use forms and communication technology. The material elaborated does not claim to replace the teacher´s work or even replace textbooks, but rather to be able to facilitate the student´s understanding, making the contents of the discipline be more quickly appropriate. This is because the students, when arriving at the laboratory, would already be familiar with the infrastructure and procedures presented in videos, photos and devices. With this methodology, it was possible to detect greater classes volubility right at the first classes. With this greater adequacy of disciplinary content to available resources for improvement of the pedagogical process, it is possible to use this material in distant mode university.

 

Keywords: Qualitative chemical. Didactics. Multimedia. The contextualization.

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

GOMES, Maria das Graças; THEOPHILO, Paulo Henrique Medeiros. Química Qualitativa: um Olhar sobre a Mediação utilizando Recursos Digitais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 172–180, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n2p172-180. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3948. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos