Formação Pedagógica: a Percepção dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Catarinense

Autores

  • Milla Lúcia Ferreira Guimarães
  • Gildo Volpato

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n2p164-171

Resumo

A docência no ensino superior requer conhecimentos específicos da disciplina em que atua, bem como habilidades e atitudes direcionadas ao ensino. O objetivo deste estudo foi verificar os aspectos da formação pedagógica que os docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Comunitária de Ensino Superior Catarinense julgam necessários no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e uma entrevista estruturada com oito professores do curso. O estudo buscou evidenciar questões referentes ao planejamento de ensino e aos aspectos da formação pedagógica. Foi possível verificar que os professores julgam essencial dominar os conteúdos, diversificar as metodologias de ensino e trocar experiências com outros colegas professores no intuito de melhorar o ensino visando a aprendizagem de seus alunos. Outro fator evidenciado foi a busca permanente em atingir o perfil ideal de professor, disposto no Projeto Pedagógico do Curso.

 

Palavras-chave: Docência no Ensino Superior. Formação Pedagógica. Projeto Pedagógico.

 

Abstract

The teaching in higher education requires specific knowledge of the discipline in which it operates, as well as skills and attitudes towards teaching. The aim of this study was to investigate aspects of teacher training that teachers of Accounting Course in a Community Education Institution in Santa Catarina believe are necessary in the teaching-learning process. Thus, a descriptive study was conducted and a structured interview with eight teachers of the course was done. The study sought to highlight issues related to the teaching planning and the aspects of pedagogical training. It was possible to verify that teachers consider essential to overcome the content, diversify teaching methods and exchange experiences with other fellow teachers in order to improve the education, aiming their students learning. Another evidenced factor was the ongoing quest to achieve the ideal profile of teacher, established at Pedagogical Project of the Course.

 

Keywords: Teaching in Higher Education. Pedagogical Training. Pedagogical Project.

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

GUIMARÃES, Milla Lúcia Ferreira; VOLPATO, Gildo. Formação Pedagógica: a Percepção dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Catarinense. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 164–171, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n2p164-171. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3947. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos