Concepção de Alunos sobre as Fases da Lua e os Eclipses Lunar e Solar: Relato de Experiência

Autores

  • Juliana Alves da Silva Ubinski
  • Dulce Maria Strieder

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n2p141-146

Resumo

Uma das ciências mais antigas, a Astronomia, sempre desperta um especial interesse dos alunos. Ao discutir sobre os astros e seus movimentos, realizando indagações orais aos alunos, é possível perceber que eles trazem consigo concepções sobre diversos assuntos relacionados a esta ciência. A Lua, nosso satélite natural, foi um dos destaques de um dos encontros do Grupo de Estudos de Astronomia, em um colégio estadual de Cascavel, PR. Na ocasião os alunos foram indagados sobre as fases da lua e os fenômenos dos eclipses. A participação dos alunos foi realizada oralmente e pode-se perceber a dificuldade destes em diferenciar as fases da lua e compreender a ocorrência dos eclipses solares e lunares. A diferença foi assimilada somente após a representação dos fenômenos de forma lúdica. O resultado demonstra a relevância da problematização inicial, focando nas concepções alternativas dos alunos sobre o tema, para, posteriormente, auxiliar os alunos na estruturação do conhecimento científico.

 

Palavras-chave: Ensino de Astronomia. Aprendizagem Significativa. Concepções Alternativas.

 

Abstract

One of the oldest sciences, Astronomy, always awakes a special interest from students. While discussing about the stars and their movements, performing oral questions to the students, it’s possible to notice that they bring with them ideas about several matters related to this science. The moon, our natural satellite, was one of the highlights of one of the Astronomy Study Group meetings, in a state college in the city of Cascavel, Paraná state. At that occasion the students were asked about the moon´s phases and the eclipses phenomena. The student’s participation was conducted orally and we could realize their difficulty in differentiating the moon´s phases and to understand the occurrence of solar and lunar eclipses. The difference was assimilated only after the representation of the phenomenon in a playful manner. The result demonstrates the relevance of the initial questioning, focusing on the alternative notion of the students about the topic, to subsequently assist the students in the structuring of the scientific knowledge.

 

Keywords: Astronomy Teaching; Significant Learning; Alternative Notions.

 

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

UBINSKI, Juliana Alves da Silva; STRIEDER, Dulce Maria. Concepção de Alunos sobre as Fases da Lua e os Eclipses Lunar e Solar: Relato de Experiência. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 141–146, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n2p141-146. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3944. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos