Os Impactos do Projeto Jovem de Futuro no Processo de Ensino-Aprendizagem na Ótica da Gestão Escolar

Autores

  • Maria Erlândia Moraes
  • Napiê Galvê Aráujo Silva

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n2p132-140

Resumo

Gestão Escolar nos dias atuais constitui-se um tema de grande relevância para a qualificação da ação educativa no âmbito da escola, especialmente, das escolas públicas que historicamente têm sido cenário de diversos programas e projetos que adentram esse espaço na tentativa de transformá-lo, e que muitas vezes, devido à descontinuidade das políticas educacionais públicas deixam em seus atores um misto de frustração e esperança de que dias melhores virão para a excelência do fazer pedagógico. Este trabalho objetiva tratar desse tema na vertente histórica e de qualidade da ação gerencial das escolas, há pouco extensiva ao gestor de sala de aula que tem papel primordial nessa evolução conceitual e no âmbito da gestão escolar por resultados. A metodologia utilizada para este estudo foi a consulta a documentos oficiais e resultados de aprendizagem obtidos pela EEM São Francisco da Cruz nos anos de 2012 a 2014, período de execução do Projeto Jovem de Futuro/Programa Ensino Médio Inovador, e observação direta da realidade associada à aplicação de questionários aos segmentos que compõem a escola: comunidade, pais, alunos, funcionários, professores e gestores. Deste estudo, pode-se chegar a conclusões importantes para o aperfeiçoamento e prática da gestão escolar, como o desenvolvimento de uma gestão democrática e participativa, com o exercício constante de relações de autoridade horizontais e responsabilização de todos na diversificação das parcerias existentes para atingir o foco da ação educativa: a aprendizagem dos alunos.

 

Palavras-chave: Qualidade. Parcerias. Corresponsabilização.

 

Abstract

School Management, nowadays, constitutes a highly relevant topic for the qualification of educational activities at the school, especially in public schools, which historically have been the scene of several programs and projects that enter this space in an attempt to transform them, and that, often, due to disruption of public educational policies, leave in their actors a mix of frustration and hope in better days for the excellence of pedagogical practice. This paper aims to investigate this topic in the historic environment and as for the quality of management action of schools, extended to the classroom manager, who plays a decisive role in this conceptual evolution, and regarding the school management for results. The methodology used for this study was the consult of official documents and learning outcomes achieved by EEM São Francisco da Cruz from 2012 to 2014, during the execution of the Young Project Future / Secondary Education Innovative Program, and the direct observation of reality, associated with questionnaires to those that compose the school: community, parents, students, staff, teachers and administrators. From this study, we can reach important conclusions for the development and practice of school management, as the development of a democratic and participatory management, with the constant exercise of horizontal authority relationships and everyone accountability in the diversification of partnerships in order to achieve the focus of educational action: the student learning.

 

Keywords: Quality. Partnerships. Co-responsibility.

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Publicado

2016-06-23

Como Citar

MORAES, Maria Erlândia; SILVA, Napiê Galvê Aráujo. Os Impactos do Projeto Jovem de Futuro no Processo de Ensino-Aprendizagem na Ótica da Gestão Escolar. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 132–140, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n2p132-140. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3943. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos