O Fracasso Escolar entre Estudantes do 6º Ano de Escolas Públicas Estaduais de Rio Grande, RS

Autores

  • Celso Ubirajara Soares dos Santos
  • Patricia Duro Vianna
  • Fabio Andrade Bulhosa

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n2p126-131

Resumo

A escola complementa o trabalho da família, por isto há preocupação tanto com o desempenho e a permanência dos alunos, quanto com o papel da família nesse processo. Na família, a criança começa o seu primeiro aprendizado e com ele referencia toda a educação formal. O termo “Fracasso Escolar” remete às dificuldades na leitura ou escrita, ao baixo rendimento, a múltiplas repetências, à evasão escolar ou à falta de ajuste às regras institucionais. Assim, esta pesquisa teve por objetivo verificar as causas que levaram alunos do 6º ano de duas escolas públicas da cidade de Rio Grande, sem patologias ligadas a dificuldades de aprendizagem, a fracassarem na escola. A pesquisa foi realizada por meio de um instrumento de análise quantitativa. Os resultados sugerem as dificuldades dos responsáveis na orientação às dúvidas dos alunos.

 

Palavras-chave: Fracasso Escolar. Família. Escola. Aluno.

 

Abstract

The school complements the work of the family and, for this reason, there is a concern about the performance and retention of students in schools and the role of the family in this process. In the family, the child begins her first apprenticeship and so starts referencing any formal education. The term “School Failure” refers to the difficulties in reading or writing, low income, multiple repetitions, school evasion or lack of adjustment to the institutional rules. Thus this research aimed to verify the causes that led 6th year students from two public schools in the city of Rio Grande, without any pathology related to learning disabilities, failing in school. Therefore, this conclusion has gained through a quantitative analysis tool. The results suggest difficulties of those responsible in supporting the students’ doubts.

 

Keywords: School Failure. Family. School. Student

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

DOS SANTOS, C. U. S.; VIANNA, P. D.; BULHOSA, F. A. O Fracasso Escolar entre Estudantes do 6º Ano de Escolas Públicas Estaduais de Rio Grande, RS. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 126–131, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n2p126-131. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3942. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos