As Possibilidades e Contribuições do Hipertexto no Ensino e Aprendizagem

Autores

  • Selma Alice Ferreira Ellwein
  • Samira Fayes Kfouri

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n2p120-125

Resumo

O presente artigo apresenta a ideia de que as novas tecnologias da informação e da comunicação - TIC podem contribuir para a aquisição de conhecimentos na área do ensino. Assim o artigo teve como objetivo verificar o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no dia a dia da educação, mais especificamente a introdução e utilização do hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico no portal de periódicos da Capes buscando textos que tratam do uso das TIC como ferramenta de ensino e aprendizagem. Conclui-se que novas tecnologias podem ser uma grande aliada dos professores, especialmente tratando-se do hipertexto, porém faz-se necessário que esses professores mantenham-se em constante aperfeiçoamento profissional.

 

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Hipermídia. Hipertexto.

 

Abstract

This article presents the idea that new technologies of information and communication - TIC can contribute to the acquisition of knowledge in the education area. So, the purpose of the article was to verify the use of new information technologies and communication in day-to-day education, specifically the introduction and use of hypertext as a tool for teaching and learning. For this, it was based on a literature in journals portal Capes looking for texts regarding the use of TIC as a tool for teaching and learning. It is concluded that new technologies can be a great ally of teachers, specially in the case of hypertext, but it is necessary that these teachers keep in constant professional improvement.

 

Keywords: Teaching. Learning. Hypermedia. Hypertext.

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

ELLWEIN, Selma Alice Ferreira; KFOURI, Samira Fayes. As Possibilidades e Contribuições do Hipertexto no Ensino e Aprendizagem. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 120–125, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n2p120-125. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3941. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos