Estação de Tratamento de Água e Ensino de Ciências: uma Experiência Didática

Autores

  • Fabio Alves de Souza
  • Ronaldo Senra
  • Leandro Carbo
  • Nadja Gomes Machado
  • Geison Jader Mello

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n0p%25p

Resumo

Ainda hoje, o ensino de Ciência em muitas escolas é baseado na mera transmissão de conteúdos, uso de livro didático, giz e quadro negro, o que pode desmotivar os alunos e dificultar a aprendizagem. Por isso, é importante utilizar recursos e metodologias de ensino significativas e contextualizadas à realidade do aluno. Isso permite que os alunos se tornem cidadãos críticos e identifiquem as inter-relações dos conceitos específicos das ciências naturais para o entendimento dos fenômenos naturais. Desta forma, o objetivo deste estudo foi relatar uma experiência de uma aula prática em uma estação de tratamento de água, com alunos do 6° ano matutino de uma escola pública, a fim de integrar o tratamento de água ao ensino de ciências. A atividade proposta foi dividida em 5 passos: aplicação de questionário prévio; aula teórica em sala de aula I; aula prática; aula teórica em sala II; e avaliação. O desenvolvimento da atividade proposta foi satisfatório, uma vez que que os alunos agregaram as informações e que os conceitos aplicados não se tornaram abstratos e distantes da realidade dos aprendizes.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

DE SOUZA, Fabio Alves; SENRA, Ronaldo; CARBO, Leandro; MACHADO, Nadja Gomes; MELLO, Geison Jader. Estação de Tratamento de Água e Ensino de Ciências: uma Experiência Didática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n0p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/391. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos