A Igreja do Diabo: Análise do Conto Machadiano à Luz da Semiótica Greimasiana

Autores

  • Rafaelly Andressa Schallemberger Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS.
  • Luciana Maria Crestani Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p275-284

Resumo

Neste trabalho se propõe a analisar o conto machadiano “A igreja do Diabo” à luz dos preceitos da teoria semiótica greimasiana, evidenciando os três níveis do percurso gerativo de sentido (fundamental, narrativo e discursivo) e o modo como elementos dos diferentes níveis se articulam na construção do sentido global do texto. A base teórica que guia a análise se funda, essencialmente, em Greimas (2013), Fiorin (2008, 2016a) e em Barros (2005, 2012). A partir desse aporte teórico, busca-se identificar, no nível fundamental, os dois termos opostos, que formam a categoria semântica de base do texto. No nível narrativo, explicitam-se os sujeitos e os respectivos objetos de valor, as transformações de estado pelas quais passam os sujeitos e se evidencia como se materializam as quatro fases da narrativa canônica (manipulação, competência, performance e sanção). No nível discursivo, analisam-se as figuras e temas que se manifestam na superfície do texto e a relação destas com elementos dos níveis mais abstratos. Além disso, dentre as várias estratégias argumentativas, que se manifestam no nível discursivo deste conto, analisa-se a projeção da categoria de pessoa, a delegação de vozes em discurso direto aos atores do enunciado e o recurso à intertextualidade, explicando os efeitos de sentido que tais estratégias produzem no texto.


Palavras-chave: Análise de Contos. Teoria Semiótica Greimasiana. Machado de Assis.


Abstract
In this study, it is proposed to analyze Machado’s story “The Devil’s Church” in light of Greimas’s semiotic theory, using the three levels of generative trajectory of meaning (basic, narrative and discursive) and the way in which elements of the different levels fit together in building the overall sense of the text. The theoretical base which guides the analysis is founded essentially on Greimas (2013), Fiorin (2008, 2016a) and Barros (2005, 2012). Based on this theoretical guide, it was intended to identify, on the basic level, opposites terms which form the text basic semantic category. At the narrative level, it was explained the subjects and their respective objects of value, the transformations of state through which the subjects pass and the four phases of canonic narrative (manipulation, competence, performance and sanction). At the discursive level, themes and figures were analyzed which manifest on the text surface and the relationship among them and the elements of more abstracts levels. Furthermore, among a lot of argumentative strategies which manifest on the discursive level of this tale, the following were analyzed: the projection of the person’s category, the voices delegation on direct speech to the actors of the enunciation and the intertextuality resource, explaining the senses effects which such strategies produce in the text.


Keywords: Analysis of Stories. Gremasian Semiotic Theory. Machado de Assis.

Biografia do Autor

Rafaelly Andressa Schallemberger, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS.

Mestre em Letras pela UPF. Professora do Instituto Federal Farroupilha e da rede municipal de Santa Rosa.

Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS.

 Doutora em Linguística (Mackenzie -SP), Docente do Programa de Pós-graduação em Letras da UPF.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

SCHALLEMBERGER, Rafaelly Andressa; CRESTANI, Luciana Maria. A Igreja do Diabo: Análise do Conto Machadiano à Luz da Semiótica Greimasiana. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 275–284, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p275-284. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3873. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos