Reflexões Sobre a Função e as Contribuições da Experimentação no Ensino de Ciências

Autores

  • Kátia Guerchi Gonzales
  • Eliéverson Guerchi Gonzales
  • José Sabino
  • Robson Fleming Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n5p520-527

Resumo

Esta investigação teve como intuito abordar o tema da experimentação e seu locus no ensino de Ciências, principalmente no que diz respeito à aprendizagem no ensino de Ciências. O estudo analisou a produção de pesquisadores sobre a experimentação, procurando identificar e compreender aspectos e perspectivas que têm sido destacados nas pesquisas, observando os desafios, dificuldades, superações e os ganhos de trabalhar com atividades experimentais no ensino. A pesquisa analisou um conjunto representativo de 46 artigos publicados em quatro periódicos com estrato Qualis/Capes A1 e A2, durante o período de 1996 a 2014. A análise da realização das aulas experimentais quanto ao ambiente, foi dividida em três categorias: laboratórios didáticos, laboratórios remotos e locais diversos. A pesquisa identificou que as práticas experimentais apresentam maior tendência de ser realizada em laboratórios didáticos e que as publicações sobre a prática experimental nas aulas de Ciências não seguem um padrão contínuo, ou seja, há variações, em termos quantitativos, de ano para ano. Outro dado identificado foi que a maioria dos trabalhos está vinculada a pesquisas realizadas no ensino médio e analisa a experimentação com base em referenciais de
aprendizagem.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

GONZALES, K. G.; GONZALES, E. G.; SABINO, J.; RIBEIRO, R. F. Reflexões Sobre a Função e as Contribuições da Experimentação no Ensino de Ciências. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 5, p. 520–527, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n5p520-527. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3867. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos