Formação de Professores em Ciências Biológicas: Desafios, Limites e Possibilidades

Autores

  • Ana Luísa Dela Cruz Viégas
  • Lílian Mara Dela Cruz
  • Ana Paula Faustino Tieti Mendes

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n5p507-519

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa teórica que tem o objetivo de verificar como estão ocorrendo as discussões em torno da Formação do Professor de Ciências/Biologia, que atua do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo em vista a relação teórico-prática, no encaminhamento das ações pedagógicas. Os dados foram produzidos por meio de mapeamento dos trabalhos publicados no Grupo de Trabalho de Formação de Professores - GT 8, na Associação Nacional dos Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação - ANPED. Os artigos foram selecionados a partir dos descritores: licenciatura/formação inicial, formação continuada, Ensino Fundamental e Ensino Superior; Ciências e Biologia. No movimento da pesquisa emergiram temas, que proporcionaram mostrar o panorama das produções, no período de 2001-2010, destacando-se as pesquisas sobre formação do professor de Ciências/Biologia, alvo do estudo. Os resultados apontaram que a formação inicial e continuada ou permanente de professores precisa ser repensada no aspecto teórico-metodológico para as diferentes áreas do conhecimento
e compartilhada, por ser uma decisão política que implica a formação de outro indivíduo, podendo contribuir para a constituição de futuros professores, fundada em modos de mediação adequados dos formadores, especialmente, de áreas científicas específicas, ao tomarem também para si a responsabilidade por tal formação.

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Publicado

2016-05-25

Como Citar

VIÉGAS, Ana Luísa Dela Cruz; CRUZ, Lílian Mara Dela; MENDES, Ana Paula Faustino Tieti. Formação de Professores em Ciências Biológicas: Desafios, Limites e Possibilidades. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 5, p. 507–519, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n5p507-519. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3866. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos