Cartas Como Escrita do Tempo: a Resposta Pedagógica Schoesttatiana para a Indisciplina dos “Brasileirinhos”

Autores

  • Bernadete de Lourdes Streisky Strang
  • Fabiane Luzia Menezes Santos
  • José Adir Lins Machado
  • Gleiton Luiz de Lima

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n5p500-506

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa maior intitulada “História, Memória e Magistério: Formação de Professores Primários nas Escolas de Professores de Londrina – PR (1945-1970)”, que está sendo desenvolvida no âmbito do “Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias” da Unopar, com apoio do CNPq. Este fragmento tem como objetivo principal analisar os encaminhamentos metodológicos recomendados em relação ao problema da indisciplina dos alunos, constantes em algumas cartas encontradas no acervo documental do Colégio Mãe de Deus. Três dessas cartas foram enviadas pela Irmã Maria Virgo aos seus pais na Alemanha, escritas respectivamente em 1939, 1940 e 1941 e que nunca chegaram ao seu destino, tendo sido retidas pelos censores nazistas. Outra carta foi enviada às Irmãs do Colégio pelo Padre José Kentenich no ano de 1936, respondendo a uma consulta sobre a possibilidade de uso de castigos físicos em casos de indisciplina.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; SANTOS, Fabiane Luzia Menezes; MACHADO, José Adir Lins; DE LIMA, Gleiton Luiz. Cartas Como Escrita do Tempo: a Resposta Pedagógica Schoesttatiana para a Indisciplina dos “Brasileirinhos”. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 5, p. 500–506, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n5p500-506. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3865. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos