Dispositivos Digitais no Ensino Superior: Percepções de Alunos de Administração

Autores

  • Fernando Lino Junior
  • Anderson Teixeira Rolim
  • Sérgio Freitas de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n5p483-491

Resumo

O presente trabalho trata das questões que permeiam o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no curso superior de
Administração. Tem como objetivo geral verificar a aceitação da utilização de mídias móveis no ensino de Administração e, como objetivos específicos, descrever a percepção dos alunos pesquisados em relação ao uso de mídias móveis e das tecnologias digitais, apontar algumas das mudanças proporcionadas pela integração das NTIC nas práticas comunicacionais, e evidenciar pontos relevantes para a utilização de mídias móveis no ensino de Administração. Como problema de pesquisa, parte-se do seguinte questionamento: tendo por base a evidente expansão das tecnologias digitais no cotidiano, cristalizadas na presença constante do smartphone, esse dispositivo digital pode ser utilizado como ferramenta pedagógica no ensino de Administração? Os dados confirmam a tendência de que a integração das NTIC no processo de ensino é percebida como um fator positivo, seja porque atua no acesso rápido à informação e à comunicação, seja porque já faz parte da intimidade dos alunos consultados. Conclui-se que a integração de dispositivos digitais e das redes telemáticas no ensino de Administração se revela como uma
estratégia válida para que se estabeleçam as relações mais efetivas com as práticas administrativas desses futuros profissionais.

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Publicado

2016-05-25

Como Citar

LINO JUNIOR, Fernando; ROLIM, Anderson Teixeira; DE CARVALHO, Sérgio Freitas. Dispositivos Digitais no Ensino Superior: Percepções de Alunos de Administração. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 5, p. 483–491, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n5p483-491. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3863. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos