A Formação Continuada dos Professores e a Prática Pedagógica Mediada pelas Tecnologias

Autores

  • Okçana Battini
  • Cyntia Simioni França
  • Sandra Regina Reis

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n5p473-478

Resumo

O contexto educacional atual requer a superação de modelos de formação clássicos, estruturados e padronizados que visam a atingir a todos igualmente. Partindo desse pressuposto, foi proposta uma investigação que teve como título: Professor Seu Lugar é Aqui: estudos sobre formação, trabalho e práticas pedagógicas no espaço escolar. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas na cidade de Londrina, PR. A coleta foi realizada por meio de questionário, ao qual responderam setenta e seis professores. Buscou-se traduzir a visão desses docentes sobre a utilização dos recursos computacionais e da internet na sua prática pedagógica, frente às novas metodologias de trabalho. Também,
elencar as dificuldades encontradas durante o processo de formação continuada. As falas dos professores entrevistados apontaram para a necessidade de se estreitar o diálogo entre a universidade e a escola, por meio de proposta de formação continuada realizada no local de trabalho do professor, tendo em vista as necessidades e angústias frente à utilização dos recursos tecnológicos. Destacaram, ainda, a existência de distanciamento entre os cursos ofertados pelos Núcleos Regionais de Ensino e a prática pedagógica. Revelaram haver dificuldades e lacunas a serem superadas para que, realmente, ocorra a inclusão dos recursos tecnológicos na prática pedagógica e no cotidiano da escola. Essas lacunas incluem a manutenção dos laboratórios de informática do espaço escolar, a formação para uso das ferramentas tecnológicas, articulação entre
as tecnologias e os conteúdos curriculares. Com base nessa realidade, torna-se essencial repensar o processo de formação dos professores considerando o “chão da escola”, isto é, o lócus de trabalho dos professores.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

BATTINI, Okçana; FRANÇA, Cyntia Simioni; REIS, Sandra Regina. A Formação Continuada dos Professores e a Prática Pedagógica Mediada pelas Tecnologias. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 5, p. 473–478, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n5p473-478. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3861. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos