Formação Inicial de Professores: em Questão as Concepções de Alfabetização de Acadêmicos do Curso de Pedagogia

Autores

  • Lílian Mara Dela Cruz
  • Anelisa Kisielewski Esteves
  • Alda Maria do Nascimento Osório

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n5p466-472

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir e analisar a relação entre conhecimento prático e teórico e sua influência na constituição da concepção de alfabetização de acadêmicos do segundo ano do Curso de Licenciatura em Pedagogia, oferecido na modalidade de Educação Aberta e a Distância, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. As concepções internalizadas, pelos acadêmicos, no processo de constituição de suas histórias de vida social e escolar foram o objeto desta investigação. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa das informações produzidas por meio de uma produção de texto escrito e explicitação oral das concepções de alfabetização internalizadas pelos acadêmicos, realizado no decorrer da disciplina Fundamentos e Metodologia da Alfabetização. Por meio de estudo teórico, que subsidia o entendimento
de como os conhecimentos internalizados, pelos acadêmicos, em rememoração de suas histórias de vida social e escolar, influenciam na formação do professor alfabetizador tendo sido analisadas as concepções formadas por eles em momento anterior ao acesso ao conhecimento sistematizado. Considera-se que a dinâmica instaurada no desenvolvimento da prática pedagógica, a partir do conhecimento das concepções dos acadêmicos, contribuiu para ampliar os conhecimentos, tornando-os capazes de refletirem sobre suas ações pedagógicas, as modificando e se modificando no processo de construção dos saberes que são produzidos historicamente.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

CRUZ, Lílian Mara Dela; ESTEVES, Anelisa Kisielewski; OSÓRIO, Alda Maria do Nascimento. Formação Inicial de Professores: em Questão as Concepções de Alfabetização de Acadêmicos do Curso de Pedagogia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 5, p. 466–472, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n5p466-472. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3860. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos