Formação de Professores: Possibilidades que se Configuram no Trabalho com Memórias e Narrativas

Autores

  • Cyntia Simioni França Docente da Unopar.
  • Guilherme do Val Toledo Prado Professor doutor do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da UNICAMP. Coordenador do GEPEC/FE/UNICAMP.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n4p310-316

Resumo

Neste artigo apresentamos um recorte da pesquisa de doutorado, tendo como mote a relação entre formação de professores e experiências vividas, fomentada por uma pesquisa-ação desenvolvida junto com professores de Educação Básica, de escolas públicas na cidade de Londrina. O referencial teórico e metodológico desta pesquisa dialoga com as contribuições do filósofo alemão Walter Benjamin e do historiador inglês Edward Palmer Thompson sobre a acepção de experiência, memórias e narrativas, uma vez que consideramos a formação docente indissociável de experiências sociopolíticas e econômico-culturais, bem como individuais e coletivas, engendradas em processos ampliados de educação que acontecem além dos espaços da universidade e da escola. Trazemos a contribuição do trabalho com as práticas de memória e narrativas, pois consideramos que são férteis no movimento de (re)significação da docência desencadeado por professores que resistem ao apagamento de suas experiências (marcas), no bojo de uma educação a cada dia dominada pela perspectiva da racionalidade técnica (instrumental). Trabalhamos com Benjamin, que nos orientou na produção de mônadas como aporte metodológico. Portanto, as narrativas orais e escritas pelos professores foram transformadas em mônadas. As mônadas são centelhas de sentidos que tornaram as narrativas dos professores mais que comunicáveis, sobretudo, experienciáveis.

 

Palavras-chave: Formação de Professores. Memória. Narrativas.

 

Abstract

In this paper we present an excerpt of a doctoral research with the theme relationship between teacher education and experiences, fostered by an action research developed with teachers of Basic Education of public schools in the city of Londrina. The theoretical and methodological framework of this research speaks to the contributions of the German philosopher Walter Benjamin and the English historian Edward Palmer Thompson about the meaning of experience, memories and narratives, as we consider teacher training inseparable from socio-political and economic and cultural experiences, as well as the individual and collective ones, engendered in expanded education processes that take place beyond the university and school spaces. We bring the contribution of working with memory and narrative practices, because we believe they are fertile in motion of teaching (re)signification triggered by teachers who resist to the erasure of their experiences (marks), in the midst of an education every day dominated by the prospect of technical rationality (instrumental). We work with Benjamin who directed us to the production of monads as a methodological contribution. Therefore, oral and written narratives done by teachers were transformed into monads. Monads are sparks of meaning that become the teachers’ narrative more than communicable, especially, experiential.

 

Keywords: Teacher training. Memory. Narrative.

 

Biografia do Autor

Cyntia Simioni França, Docente da Unopar.

Doutora em Educação pelao programa de pós graduação da Unicamp.

Membro do grupo de pesquisa do Kairós e Gepec, ambos da Unicamp.

Docente da Unopar e da rede estadual de ensino no estado do Paraná

Downloads

Publicado

2017-02-17

Como Citar

FRANÇA, Cyntia Simioni; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Formação de Professores: Possibilidades que se Configuram no Trabalho com Memórias e Narrativas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 310–316, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n4p310-316. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3844. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos