História das Ciências no Ensino: Possibilidades para Atividades Interdisciplinares e que Promovam a Reflexão Crítica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Márcia Helena Alvim Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e História das Ciências e da Matemática.
  • Suseli de Paula Vissicaro Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n2p77-85

Resumo

O presente estudo discute a inserção de componentes históricos no ensino de ciências do Ensino Fundamental I, a partir da construção, realização e análise de uma proposta didático-metodológica para alunos do 3º ano. A pesquisa tem por objetivo analisar a inclusão da História das Ciências no ensino, contribuindo para o fomento a uma formação crítica. Desta forma, acredita-se que a História da Ciência desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma perspectiva interdisciplinar como elemento contextualizador, favorece a compreensão do processo de construção dos conhecimentos científicos, valorizando a reflexão crítica. Esta pesquisa pode ser classificada como qualitativa, caracterizada como estudo de caso, na qual após a aplicação da proposta didática aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, tema das Grandes Navegações Portuguesas e seus instrumentos científicos, foram analisadas suas produções coletivas, tais como produção textual e experimental, por meio de apreciação qualitativa dos dados. Neste artigo apresenta-se a análise da atividade didática construção de um quadrante, parte integrante da proposta didática objeto deste estudo. O resultado desta pesquisa corrobora a importância da inserção da reflexão histórica na educação científica desde os anos iniciais do Ensino Fundamental I, valorizando a interdisciplinaridade, a experimentação e o fomento a perspectiva crítica dos alunos.

Palavras-chave: História das Ciências. Ensino Fundamental I. Grandes Navegações Portuguesas. Educação Reflexiva.

Abstract

This study herein discusses the historical components insertion in Elementary School Sciences’ teaching, through the construction, accomplishment and analysis of a didactic-methodological proposal to the Elementary School’s 3rd year students. The aim of the research is to analyze theinclusion of the History of Sciences’ teaching contributing to the promotion of a critical formation. Thus, it is believed the History of Sciences from the earliest years of Elementary Education, in an interdisciplinary perspective as a contextualized element, promotes the understanding of the process of scientific knowledge construction, praising critical reflection. This research is considered a qualitative study, characterized as a case study, with the application of the didactical proposal to the Elementary School third year’s students, about the Portuguese Navigations and their scientific instruments. Their collective productions were analyzed, such as the Textual production and experimental activities, through a data qualitative assessment. In this article, the analysis of the didactic activity on the construction of a quadrant, a part of the didactic proposal object of this study. The results of this research corroborate the importance of inserting historical reflection in scientific education from the earliest years of Elementary education, praising interdisciplinary, experimentation and promoting the students’ critical perspective.

Keywords: History of Sciences. Elementary Education I. Portuguese Navigations. Reflexive Education.

Biografia do Autor

Márcia Helena Alvim, Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e História das Ciências e da Matemática.

Professora Adjunto IV

Universidade Federal do ABC

Centro de Ciências Naturais e Humanas

Área: História das Ciências; Ensino de Ciências

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

ALVIM, Márcia Helena; VISSICARO, Suseli de Paula. História das Ciências no Ensino: Possibilidades para Atividades Interdisciplinares e que Promovam a Reflexão Crítica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 77–85, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p77-85. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3842. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos