Análise do Projeto Pedagógico de um Curso de Ciências Biológicas Face às Diretrizes Curriculares Nacionais

Autores

  • Maria Angélica Penatti Pipitone Universidade de São Paulo.
  • Emerson Alves Carneiro Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p285-292

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico e a matriz curricular do Curso de Ciências Biológicas de uma Universidade Estadual Paulista em relação ao que foi proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Ciências Biológicas (CNE/ MEC). Tal verificação permitiu discriminar os elementos comuns e os aspectos divergentes, os conteúdos supervalorizados, bem como aqueles que podem estar obscurecidos. Para uma melhor compreensão do objeto da pesquisa foram analisadas as interpretações teóricas do Projeto Pedagógico e do currículo para o Ensino Superior. A partir da análise de documentos oficiais foi elaborado um questionário auxiliar para a coleta de dados entre os professores/coordenadores de curso e estudantes com o intuito de verificar as opiniões, críticas e sugestões que pudessem auxiliar na avaliação da matriz curricular do referido curso. Os resultados sinalizaram, em linhas gerais, uma carência nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, sobretudo nos temas: História e Filosofia da Ciência, além de componentes ligados à Ética Profissional e à Legislação Ambiental.


Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Ciências Biológicas. Diretrizes Curriculares Nacionais. Matriz Curricular. Ensino Superior.

Abstract
This study aimed to analyze the Political Pedagogical Project and Curriculum of Biological Sciences Course from College/São Paulo University, Brazil) in relation to that proposed by the National Curriculum Guidelines for Biological Sciences Course. Such verification allowed to discriminate the common elements and divergent aspects, the overvalued content as well as those that may be obscured. For a better understanding of the research object, theoretical interpretations of the education program and curriculum for higher education were analyzed. From the analysis of official documents support, our data collection among teachers / course coordinators and students with the aim of analyzing the comments, criticisms and suggestions that could assist in the evaluation of the curriculum of this course questionnaire were prepared. The results showed, in general a lack of areas focused on History and Philosophy of Science, humanities and Social Sciences, as well as components related to professional Ethics and Environmental Law.


Keywords: Project of Pedagogical Politic. Biological Sciences. National Curriculum Guidelines. Curriculum Guide. Higher Education.

Biografia do Autor

Maria Angélica Penatti Pipitone, Universidade de São Paulo.

Professora Associada da ESALQ/USP .

Mestre e Doutora em Educação pela UFSCar e UNICAMP, respectivamente.

Leciona nos cursos de licenciatura em Ciências Agrárias e Biológicas da ESALQ e no Programa e Pós Graduação Interunidades Em EcologiaAplicada ( sub área Educação)

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

PIPITONE, Maria Angélica Penatti; CARNEIRO, Emerson Alves. Análise do Projeto Pedagógico de um Curso de Ciências Biológicas Face às Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 285–292, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p285-292. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3836. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos