Um Estudo Sobre o Uso de Laptops Educacionais em Aulas de Matemática

Autores

  • Jonas Lobato Vermieiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p293-299

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em que o objetivo foi analisar o uso dos laptops educacionais nas aulas de matemática em escolas contempladas com o projeto “Um Computador por Aluno” (UCA), no Estado de Mato Grosso do Sul. Nesse artigo se tem o objetivo de apresentar e analisar atividades propostas com o uso dos laptops de três professoras de matemática participantes da pesquisa. Para analisar essas atividades se busca identificar indícios de integração dos laptops ao currículo de matemática nas escolas contempladas pelo projeto, e elencar dificuldades que as professoras encontraram ao desenvolver aulas com o uso de laptops. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas com as professoras. A análise dos dados foi desenvolvida com base nos pressupostos teóricos da integração das tecnologias ao currículo escolar. A análise dos dados evidenciou que as professoras não estão vivenciando um processo de integração dos laptops ao currículo escolar, entretanto, foram identificadas algumas atividades que têm potencialidade para tal integração. Observou-se, ainda, que as dificuldades elencadas pelas professoras estavam relacionadas a problemas técnicos com o uso do laptop e à falta de formação continuada.

Palavras-chave: Integração. Tecnologias Móveis. Aulas de Matemática.


Abstract
This article is an excerpt of a master’s research in which the aim was to analyze the use of educational laptops in math classes in schools awarded with the project “One Laptop per Child” (UCA) in the state of Mato Grosso do Sul. In this article it was aimed to present and analyze the proposed activities with the laptops use of three math teachers participating in the research. To analyze these activities it was sougth to identify the integration of evidence of laptops to mathematics curriculum in schools covered by the project, and to list the difficulties that teachers found to develop lessons while using laptops. Data were collected through questionnaires and interviews with teachers. Data analysis was developed based on theoretical assumptions of technology integrationinto the school syllabus. Data analysis showed that teachers are not going through a process of laptops integration into the school syllabus however, they identified some activities that have potential for such integration. It was also observed that the difficulties listed by teachers were related to technical problems with the use of the laptop and the lack of continuing education. What we find is that there is much to investigate when we talk about the use of laptops or computers in mathematics classes


Keywords: Integration. Mobile Technologies. Mathematics classes.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

VERMIEIRO, Jonas Lobato; SCHERER, Suely. Um Estudo Sobre o Uso de Laptops Educacionais em Aulas de Matemática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 293–299, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p293-299. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3813. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos