Percepções de Tutores a Distância Sobre o Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em suas Atividades Profissionais

Autores

  • Thaís Tenório Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.
  • Fabiana Aparecida Rodrigues Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.
  • Juliana Alcova Silva Mackenzi, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Elétrica e Computação. SP, Brasil.
  • Marcos Cesar Cantini SEEDUC-PR
  • Maria Alice Venturi Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.
  • André Tenório IFRJ/UFF/UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n2p155-162

Resumo

A educação a distância contemporânea depende de tecnologias de informação e comunicação baseadas na internet. A partir delas, o educador conduz o processo de ensino-aprendizagem, promove a autonomia do aluno e estimula a colaboração entre cursistas. Assim, é interessante conhecer quais são as principais ferramentas usadas na educação a distância dentro e fora de ambientes virtuais de aprendizagem. Neste estudo de caso qualitativo, o objetivo foi identificar as ferramentas utilizadas, em cursos de formação continuada de professores, oferecidos por duas instituições brasileiras. O escopo teórico, ao realizar a pesquisa, foi conhecer as ferramentas usadas na atividade tutorial, em diferentes momentos de ensino-aprendizagem – interação, acompanhamento e avaliação. Para isso, as percepções de 88 tutores a distância foram obtidas por questionário on-line. O trabalho justifica-se pela necessidade contínua de fornecer ao leitor dados recentes sobre o emprego das tecnologias na educação a distância, o que possibilita reconhecer a evolução do uso delas. Diversas ferramentas, de dentro e fora do ambiente virtual, eram usadas pelos tutores em suas atividades. A interação entre tutor e cursista, tão importante nessa modalidade, em geral, ocorria por fórum ou mensagem. Para acompanhamento, notas e relatórios eram mais empregados. Já fórum e tarefas eram as principais tecnologias usadas na avaliação. Ao comparar os resultados obtidos com o de outros estudos, no âmbito da amostra pesquisada, notou-se uma evolução lenta no emprego das tecnologias baseadas na internet, talvez, pelos tutores priorizarem as ferramentas tradicionais existentes no ambiente virtual.

Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Tutor.

Abstract

E-learning depends on information and communication technologies based on internet. The educator can use them to lead the teachinglearning process, promote student autonomy and encourage collaboration. So, knowing what the main e-learning tools are used in and out of virtual learning environments is interesting. In this qualitative case study, the aim was to identify the tools utilized in teacher’s training courses offered by two Brazilian institutions. The research theoretical scope was to know the tools used in the tutorial activity in different teaching-learning moments – interaction, monitoring and evaluation. Perceptions of 88 tutors were obtained by on-line questionnaire. This work is justified by the continuous need to provide recent data on the use of technologies in e-learning, which makes it possible to recognize the evolution in their use. Several internal and external virtual environment tools were used by tutors in their activities. The interaction between tutor and student, very important in e-learning, takes place through forum or message. Marks and reports were usually employed to student monitoring. The most common evaluation tools were forum and tasks. Comparing the work’s results with other studies, in the sample’s scope, there was little evolution in the use of internet-based technologies, perhaps by tutors prioritizing the traditional tools existing in the virtual environment.

Keywords: E-learning. Information and communication technologies. Tutor.

Biografia do Autor

Thaís Tenório, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/UAB)

Fabiana Aparecida Rodrigues, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Mestranda em Engenharia Elétrica e Computação pela Mackenzie, Web Designer da Universidade Estadual de São Paulo.

Juliana Alcova Silva, Mackenzi, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Elétrica e Computação. SP, Brasil.

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD pela UFF, Professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Marcos Cesar Cantini, SEEDUC-PR

Mestre em Educação pela PUC-PR, Chefe do Departamento de Recursos Tecnológicos na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Maria Alice Venturi, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Doutora em Linguística pela USP, Professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

André Tenório, IFRJ/UFF/UNIRIO

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/CECIERJ/UAB) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/PROFIS).

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Publicado

2017-07-24

Como Citar

TENÓRIO, Thaís; RODRIGUES, Fabiana Aparecida; SILVA, Juliana Alcova; CANTINI, Marcos Cesar; VENTURI, Maria Alice; TENÓRIO, André. Percepções de Tutores a Distância Sobre o Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em suas Atividades Profissionais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 155–162, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p155-162. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3812. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos