O Processo de Ensino e Aprendizagem de Biologia a Partir de uma Atividade Prática Realizada pelo PIBID em Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Autores

  • Bruno Amorim Silveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais. BA, Brasil
  • Obertal da Silva Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciências Exatas e Naturais na área de Ensino em Ciências. BA, Brasil
  • Nádia Amorim Pereira Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Itapetinga. BA, Brasil.
  • Odair Lacerda Lemos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista. BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p437-444

Resumo

Inúmeras têm sido as dificuldades para se ministrar e assimilar, significativamente, os conteúdos de Biologia no Ensino Médio, em razão de fatores como o excesso de palavras desconhecidas e vocabulários técnicos utilizados e a existência das abstrações dos conceitos abordados. Neste sentido, uma das modalidades que tem sido muito utilizada juntamente com a teoria é a atividade prática. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo analisar o ensino e aprendizagem de biologia a partir de uma atividade prática realizada pelo PIBID, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Os dados deste trabalho foram coletados em uma turma de 3º ano do Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães do município de Itapetinga-BA. Foi realizada uma atividade prática, sendo aplicados questionários antes e depois da realização mesma. Os resultados encontrados na análise dos questionários dos alunos mostraram que o PIBID tem contribuído para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, evidenciando a sua importância na formação de todos envolvidos direta e indiretamente com o programa.

Palavras-chave: Ensino médio. Biologia. Bactérias. PIBID.


Abstract
Numerous difficulties have been encountered in teaching and assimilating Biology contents in high school, due to factors such as the excess of unknown words and technical vocabularies used and the existence of abstractions of the concepts addressed. In this sense, one of the modalities that has been widely used together with the theory is the practical activity. In this context, this work had as objective to analyze the Biology teaching and learning from a practical activity carried out by PIBID at Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães. The data of this work were collected in a 3rd year high school class of the Luís Eduardo Magalhães Model School in the municipality of Itapetinga-BA. A practical activity was performed, and questionnaires were applied before and after the same performance. The results found in the students’ analysis of the questionnaires showed that PIBID has contributed to the improvement of the teaching and learning process, evidencing its importance in the training of all directly and indirectly involved with the program

Keywords: High school. Biology. Bacteria. PIBID.

Biografia do Autor

Obertal da Silva Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciências Exatas e Naturais na área de Ensino em Ciências. BA, Brasil

Departamento de Ciências Exatas e Naturais

Área de Ensino em Ciências

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

SILVEIRA, Bruno Amorim; ALMEIDA, Obertal da Silva; PEREIRA, Nádia Amorim; LEMOS, Odair Lacerda. O Processo de Ensino e Aprendizagem de Biologia a Partir de uma Atividade Prática Realizada pelo PIBID em Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 437–444, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p437-444. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3736. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos