Neotecnicismo - a Retomada do Tecnicismo em Novas Bases

Autores

  • Andréa Villela Mafra da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. RJ, Brasil. Instituto Superior de Educação. RJ. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n1p10-16

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Neotecnicismo. Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

Trata-se de um artigo de revisão, que busca estudar o contexto neotecnicista mais recente, apresentado agora sob a forma de um processo de ensino e aprendizagem centrado nos resultados, em que se propõe a mesma racionalidade técnica dos anos setenta, para assim garantir a efciência e a produtividade na educação. Fazendo um resgate da história da educação brasileira, já na década de setenta, a confguração do discurso pedagógico estava atrelada aos princípios de racionalidade, efciência e produtividade. A pedagogia tecnicista estruturava o processo educativo em uma perspectiva operacional. Reportando-se ao momento atual, ao se examinar as políticas educacionais se encontra a ideia do neotecnicismo atrelada às avaliações de larga escala, com base nos conceitos de efciência, de produtividade e de qualidade total. Nesse contexto, a estratégia parece ser a incorporação das tecnologias na educação no primado da dimensão técnica. Em outras palavras, o neotecnicismo pedagógico se faz presente nas atuais políticas educacionais, que enfatizam o critério da qualidade com base na utilização das tecnologias como estratégia de adequação da educação escolar à sociedade da informação. A pesquisa é bibliográfca com aportes em artigos científcos e documentos ofciais. O estudo conclui que o paradigma neotecnicista poderá trazer novas formas de racionalização do sistema educativo, especialmente, através de concepções educacionais ancoradas no discurso da qualidade total na educação.


Palavras-chave: Políticas Educacionais. Neotecnicismo. Tecnologias de Informação e Comunicação.


Abstract

This is a review article that seeks to study the latest neotechnical context, now presented in the form of a teaching and centered learning results, which proposes the same technical rationality of the seventies in order to ensure the efciency and productivity in education. Making a rescue of the history of Brazilian education, already in the seventies, the confguration of the pedagogical discourse was associated with the principles of rationality, efciency and productivity. The technicist pedagogy structured the educational process in an operational perspective. Referring to the present moment, as the educational policies are examined is the idea of linked neotechnicism to the large-scale assessments based on the concepts of efciency, productivity and overall quality. In this context, the strategy seems to be the incorporation of technology in education in the primacy of the technical dimension. In other words, the pedagogical neotechnicism is present in the current educational policies that emphasize the quality criteria based on the use of technology as a strategy of adaptation of education to the information society. The research is literature with contributions in scientifc papers and ofcial documents . The study concludes that the neotechnical paradigm can bring new ways of streamlining the education system, especially through educational conceptions anchored in total quality discourse in education.


Keywords:
Educational Policies. Neotechnicism . Information and Communication Technologies.

Biografia do Autor

Andréa Villela Mafra da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. RJ, Brasil. Instituto Superior de Educação. RJ. Brasil

Professora do Ensino Superior da FAETEC / ISERJ

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Publicado

2018-04-18

Como Citar

MAFRA DA SILVA, Andréa Villela. Neotecnicismo - a Retomada do Tecnicismo em Novas Bases. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 10–16, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n1p10-16. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3720. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos