Concepção de Educação Ambiental Presente nos Cursos de Pedagogia

Autores

  • Fabiana Silva Botta Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, PR, Brasil
  • Marcia Regina Royer Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, PR, Brasil
  • Cleber Mena Leão Junior Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n2p122-129

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Professores. Meio ambiente. Aprendizagem

Resumo

Partindo da constatação de que existe uma pluralidade de concepções e práticas em educação ambiental, esta pesquisa objetivou uma investigação sobre a Educação Ambiental e sua importância no curso de formação de professores de licenciatura em Pedagogia, em uma instituição de ensino público de Paranavaí, Paraná. Este artigo relata pesquisa realizada com duas turmas do curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí - PR. O texto está focado na análise dos conhecimentos e concepções relacionados aos problemas ambientais e práticas refletidas no ensino escolar. Acerca do desenvolvimento metodológico, a pesquisa foi qualitativa, ponderando a análise sob o levantamento de dados realizados, por meio de questionários aplicados em duas turmas do curso de Pedagogia, a fim de identificar a discussão, o conhecimento e, além disso, fomentar a reflexão dos alunos sobre a temática Educação Ambiental. Para tanto, os acadêmicos afirmam que o tema é pouco trabalhado nos cursos de Pedagogia, e sugerem que é necessário um estudo mais sistematizado e aprofundado. Em decorrência, possibilitará o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa, que proporcione uma mudança de atitudes e, também, reflexões. Poder-se-á dizer ao findar da pesquisa que o resultado foi positivo, afinal provocou debate e reflexões atrelados com as respostas obtidas por intermédio do questionário. Assim, corroborando possíveis transformações, de alguma forma, de um cidadão mais consciente e participativo no processo de mudanças, para as quais alcance uma sociedade sustentável.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Professores. Meio ambiente. Aprendizagem.

Abstract

Noting that there is a plurality of conceptions and practices in environmental education, this research aimed at an investigation about environmental education and its  importance in the  teacher’s  training degree course in pedagogy, in a public education institution in Paranavaí, Paraná. This article reports a research carried out with two classes of the Pedagogy Course of a State University of Paraná, Campus Paranavaí-PR. It is focused on the analysis of the knowledge and ideas related to environmental problems and practices reflected in school education. About methodological development, the research was qualitative, considering the analysis under the data collection carried about by means of questionnaires applied in two pedagogy course classes, in order to identify the discussion, the knowledge and, in addition, to promote the students’ reflection about environmental education. To this end, the scholars say that the theme is little worked in  pedagogy courses, and suggest that there is a need for a more systematic and in depth study. As a result, it will enable the development of a more significant learning, providing a change of atitudes and thoughts. It is possible to concluded  atthe end of research that the result was positive, after all, it arose debate and reflections associated with the answers obtained through the questionnaire. Thus corroborating possible transformations, somehow, a more conscious and partipatory citizen in the change process, for which  it achives a sustainable society.

Keywords: Environmental Education. Teachers. Environment. Learning

Biografia do Autor

Fabiana Silva Botta, Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, PR, Brasil

Professora no departamento de pedagogia da Unespar Campus Paranavai, formada em Ciências Biológicas e Pedagogia

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

BOTTA, Fabiana Silva; ROYER, Marcia Regina; LEÃO JUNIOR, Cleber Mena. Concepção de Educação Ambiental Presente nos Cursos de Pedagogia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 122–129, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n2p122-129. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3702. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos