Professores de Matemática e suas Compreensões a Respeito das Geometrias Não Euclidianas

Autores

  • Lucas Ferreira Gomes Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Londrina
  • Eliane Maria de Oliveira Araman Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Londrina

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n4p301-309

Resumo

Na atualidade, alguns dos documentos que norteiam o ensino de Matemática no Brasil defendem o ensino de tópicos relacionados às geometrias não euclidianas, todavia mesmo com tais orientações, na formação dos professores, na maioria das vezes, estes assuntos não são abordados e, por isso, tais profissionais apresentam dificuldades em trabalhar com estes conceitos em sala de aula. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo investigar as compreensões, bem como os saberes docentes, que professores de Matemática apresentam em relação ao ensino das geometrias não euclidianas. Para tanto, realizou-se uma investigação com professores que atuam na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) na rede pública e privada de ensino no Estado do Paraná. A coleta dos dados se desenvolveu por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise destes dados ocorreu a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos com esta análise apontam que os professores necessitam ampliar seus saberes relacionados às geometrias não euclidianas, principalmente, os disciplinares e curriculares, evidenciando que são necessárias ações formadoras, que possibilitem ampliá-los.

 

Palavras-chave: Educação Matemática. Saberes Docentes. Geometrias Não Euclidianas.

 

Abstract

Currently, some of the documents that guide the Mathematics teaching in Brazil advocate the teaching of topics concerningnon-Euclidean geometries, however even with such guidance, Teachers’training, in most cases, is not addressed, and therefore such professionals have difficulties working with these concepts in the classroom. Thus, the present study aimed to investigate the understanding and the faculty knowledge that mathematics teachers have regarding the teaching of non-Euclidean geometries. Therefore, we carried out an investigation with teachers who work in Basic Education (final years of elementary school and high school) in public and private schools in Paraná State. Data collection was developed through semi-structured interviews and the analysis of the same occurred from the Content Analysis assumptions. The results obtained from this analysis indicate that teachers need to expand their knowledge related to non-Euclidean geometries, particularly disciplinary and curricular, showing that educational actions are necessary to enable them to expand.

 

Keywords: Mathematics Education. Teacher’s knowledge. Non Euclidean Geometry.

Biografia do Autor

Lucas Ferreira Gomes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Londrina

Mestrando em Ensino da Matemática pelo programa de Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática PPGMAT da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Londrina e Cornélio Procópio. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus de Cornélio Procópio. Atualmente atua como professor de Matemática no Colégio Nossa Senhora do Rosário (Cornélio Procópio/PR) e como professor de Física na Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR)

Eliane Maria de Oliveira Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio

Possui graduação em Licenciatura Em Ciencias Habilitação Em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Atualmente é docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio e atua também como docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT) da mesma universidade.

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Londrina

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Licenciada em Ciências, Matemática e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação e pesquisa com ênfase na Formação de professores. Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

2017-02-17

Como Citar

FERREIRA GOMES, Lucas; DE OLIVEIRA ARAMAN, Eliane Maria; DE FÁTIMA DANTE CORREIA ROCHA, Zenaide. Professores de Matemática e suas Compreensões a Respeito das Geometrias Não Euclidianas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 301–309, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n4p301-309. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3610. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos