Avatares X Mundos Virtuais: Possibilidades Pedagógicas

Autores

  • Alaim Souza Neto
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n1p75-84

Resumo

A sociedade contemporânea passa por alterações estruturais significativas em vários contextos. Estamos vivenciando uma explosão de transformações nos processos socioculturais e econômicos, e não diferente tem sido na educação, como por exemplo, o acesso à aprendizagem virtual nas plataformas digitais disponibilizadas por meio dos cenários online. Nesse sentido, este artigo traz reflexões que tem como objetivo compreender e discutir alguns desdobramentos das novas formas de constituição e comunicação dos avatares em mundos virtuais 3D, no contexto educacional, proporcionadas pelo uso de tecnologias digitais imersivas em rede. Buscamos compreender essas novas formas de constituição e comunicação, dada a crescente possibilidade de alteração dos processos que se dizem inovadores na aprendizagem, mesmo que parcialmente, e a emergência de outras abordagens para o pensamento pedagógico e concepção de educação no contexto digital. Por meio de uma revisão bibliográfica em referências teóricas que tratam da temática da aprendizagem nos mundos virtuais ou por meio da internet, como Schelemmer (2012), Shirky (2008), Pretto (2006), Marcelino (2010), Lunardi Mendes e Neto (2013), Pinto (2005), Dussel (2011), Kamienski et al (2008), Levy (2006) e, principalmente, na obra de Coleman (2012), buscamos problematizar conceitos e relações sobre o uso dessas tecnologias em processos de aprendizagem colaborativa no contexto educacional. Como considerações finais, suscitamos algumas reflexões em relação aos sujeitos dos ambientes imersivos que necessitam ser discutidas, pois acreditamos que as tecnologias digitais, como artefatos da cultura digital, são capazes de promover informação, comunicação, interatividade, colaboração e novas relações com o conhecimento.

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Publicado

2015-07-01

Como Citar

SOUZA NETO, Alaim; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Avatares X Mundos Virtuais: Possibilidades Pedagógicas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 75–84, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n1p75-84. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/355. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos