Financiamento da Educação: Breve Histórico e Interface com a Gestão

Autores

  • Rosana de Sousa Pereira Lopes
  • Tânia da Costa Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n1p66-74

Resumo

O presente estudo compreende um breve levantamento histórico, por meio da pesquisa documental, sobre o financiamento público da educação e suas implicações na gestão escolar. Para o desenvolvimento do tema, foram abordados os seguintes aspectos: contexto educacional e o direito à educação; determinações históricas constitucionais e legislações correlatas; vinculação orçamentária e regime de colaboração; fundos de manutenção da educação. Pretende-se, ainda, ao proporcionar uma aproximação sistemática e efetiva de todos aqueles envolvidos com a educação ao tema tratado, possibilitar uma reflexão crítica sobre o compromisso político assumido pelo Brasil com a educação e os processos de financiamentos que contribuem para sua efetivação. Nesse sentido, a análise considera que é imprescindível, para a realização de uma educação cujo principal objetivo é a promoção da vida e a emancipação humana, o engajamento de educadores e da sociedade na elucidação da realidade social, política e econômica.

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Publicado

2015-07-01

Como Citar

LOPES, Rosana de Sousa Pereira; FERNANDES, Tânia da Costa. Financiamento da Educação: Breve Histórico e Interface com a Gestão. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 66–74, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n1p66-74. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/353. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos