Pesquisas em EaD no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Anelisa Kisielewski Esteves
  • Anderson Martins Côrrea
  • Suely Scherer

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n0p453-458

Resumo

A Educação a Distância (EaD) é um campo de pesquisa que vem se consolidando como área de interesse de pesquisadores e instituições de ensino, o que reflete na produção de pesquisas sobre essa temática nos últimos anos, principalmente no âmbito dos programas de pós-graduação. Com o objetivo de identificar o que se tem discutido sobre EaD no campo da Educação – principais temáticas e resultados encontrados –, este artigo apresenta o estado do conhecimento da produção do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, de 2000 a 2012. Tomando por base a leitura do caderno de resumos de dissertações e teses, foram identificadas 11 pesquisas que abordaram o tema EaD. Os trabalhos selecionados foram lidos integralmente e depois foi preenchida uma ficha de análise, na qual foram registrados: o problema e os objetivos da pesquisa; o referencial teórico adotado; os procedimentos metodológicos e os resultados encontrados. Com base nesses dados, essas pesquisas foram agrupadas em cinco temáticas: formação de professores; interação; políticas públicas educacionais; prática docente; e uso de recursos tecnológicos. Os trabalhos analisados revelam possibilidades e desafios que envolvem a modalidade de educação a distância. Entre os desafios destacam-se a formação do professor que atua na EaD e o modo de organização do trabalho docente nessa modalidade de educação.

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Publicado

2016-01-15

Como Citar

ESTEVES, Anelisa Kisielewski; CÔRREA, Anderson Martins; SCHERER, Suely. Pesquisas em EaD no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 6, p. 453–458, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n0p453-458. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3473. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos