Processo de Avaliação no Ensino: um Simples Ato de Dar Notas?

Autores

  • Tania Gisela Biberg-Salum
  • Leda Márcia Araujo Bento
  • Luciana Paes de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n0p450-452

Resumo

O processo de avaliação no ambiente educacional é alvo de constantes estudos, na tentativa de adequar-se às exigências das novas realidades. Diversos pesquisadores criaram sistemas para o estudo de exames e sua uniformização. A partir da década de 1960, a discussão acerca dos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação se intensificaram. O objetivo do presente estudo foi elucidar marcos conceituais da avaliação e promover a reflexão acerca da prática presentemente em vigor. Para a realização deste estudo o embasamento se deu por meio de levantamento de dados bibliográficos procedentes da literatura. A evolução histórica do processo avaliativo se deu concomitantemente ao florescer de diferentes definições, que tomam como base uma ampla variedade de pressupostos metodológicos ou epistemológicos. Estes levam ao surgimento de diferentes paradigmas e modelos de avaliação. Não cabe mais entender a avaliação como um simples ato de dar notas, por meio da aplicação de testes ou provas. A perspectiva deve estar voltada para o entendimento de que a avaliação não existe por si, mas para a atividade para a qual serve.

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Publicado

2016-01-15

Como Citar

BIBERG-SALUM, Tania Gisela; BENTO, Leda Márcia Araujo; DE ANDRADE, Luciana Paes. Processo de Avaliação no Ensino: um Simples Ato de Dar Notas?. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 6, p. 450–452, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n0p450-452. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3472. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos