Uso da Fotografia na Compreensão de Elementos da Biodiversidade do Pantanal e da Região de Bonito

Autores

  • Roberto Itsuo Sonohata
  • José Sabino

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n0p437-444

Resumo

Mudanças tecnológicas refletem positivamente na educação escolar e, nesse contexto, a fotografia tem sido usada para fomentar o registro e o debate da questão ambiental. Esta investigação teve o objetivo de avaliar o uso de fotografias de natureza, relacionando-as à compreensão da biodiversidade do Pantanal e da região de Bonito, pressupondo a influência positiva no aprendizado e na retenção de conteúdo. Para tal avaliação, foram realizadas palestras com e sem uso de imagens em quatro escolas da rede pública de Mato Grosso do Sul, duas em Coxim e duas em Bonito. Foram entrevistados 614 alunos do Ensino Médio, com aplicação de questionários após as palestras. O grupo que teve acesso às imagens somou 74,46% de acertos contra 66,26% de acertos do grupo que não o teve. Por meio dos resultados obtidos, depreende-se que a fotografia é um recurso educativo que pode ajudar na assimilação dos conteúdos.

Downloads

Publicado

2016-01-15

Como Citar

SONOHATA, Roberto Itsuo; SABINO, José. Uso da Fotografia na Compreensão de Elementos da Biodiversidade do Pantanal e da Região de Bonito. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 6, p. 437–444, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n0p437-444. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3470. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos