Método de Estudo de Caso como Estratégia de Ensino, Pesquisa e Extensão

Autores

  • Yumara Lúcia Vasconcelos
  • Mariano Yoshitake
  • Suely Morais de França
  • Georgia Fabiana da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n1p48-59

Resumo

Este artigo objetivou apresentar uma proposta de aplicação método de estudo de caso, contemplando as dimensões ensino, pesquisa e extensão. Definiu-se como questão problematizante: quais as dificuldades relativas à elaboração de estudos de caso, sinalizadas na literatura? Pressupôsse que essas dificuldades estejam atreladas ao fato das experiências não promoverem uma imersão completa do pesquisador na realidade investigada, não contemplando “Ensino-Pesquisa e Extensão”. O eixo de abordagem apresentado direcionou ao enquadramento da pesquisa como qualitativa, de natureza exploratório-escritiva e propositiva. A culminância deste trabalho, a partir da pesquisa bibliográfica, foi a elaboração do protocolo de estudo de caso e levantamento das limitações relativas à aplicação do modelo, segundo a realidade brasileira. Os argumentos aportados da revisão confluíram para a viabilidade de aplicação do método como método híbrido, não exclusivamente aplicado à pesquisa, mas aponta para a necessidade de se repensar aspectos relacionados às condições de sua aplicação em razão das limitações identificadas nesse estudo.

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Publicado

2015-07-01

Como Citar

VASCONCELOS, Yumara Lúcia; YOSHITAKE, Mariano; DE FRANÇA, Suely Morais; DA SILVA, Georgia Fabiana. Método de Estudo de Caso como Estratégia de Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 48–59, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n1p48-59. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/347. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos