Prática Docente: uma Análise do Ensino das Frações com Base nos Modelos Docentes de Gascón

Autores

  • Danise Regina Rodrigues da Silva
  • Antonio Sales

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n0p428-435

Resumo

Este trabalho é o relato de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em uma escola municipal de Campo Grande, MS, envolvendo três professores que ensinam matemática no nível fundamental, do 5º ao 9º ano. As informações foram obtidas por meio de uma entrevista gravada e a discussão se deu com base nos modelos docentes propostos por Gascón, a saber: teoricista, modernista e tecnicista, com suas respectivas interações que resultam nos modelos: clássico, empirista e construtivista de uso relativamente amplo nos meios educacionais. Os professores falaram e esboçaram procedimentos de ensino, cuja análise aponta para a presença marcante do teoricismo e do modelo clássico que é resultado da junção do teoricismo com o tecnicismo.

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Publicado

2016-01-15

Como Citar

DA SILVA, Danise Regina Rodrigues; SALES, Antonio. Prática Docente: uma Análise do Ensino das Frações com Base nos Modelos Docentes de Gascón. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 6, p. 428–435, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n0p428-435. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3469. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos