O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a Prática dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Bataguassu, MS: Relações Possíveis

Autores

  • Carla Busato Zandavalli Maluf de Araujo
  • Maria Aparecida Manteini

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n0p410-422

Resumo

O objetivo principal da pesquisa foi analisar como as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) influenciaram as práticas pedagógicas dos docentes da rede municipal de ensino, em Bataguassu, MS. O estudo de caso foi realizado em três etapas: bibliográfica, de coleta de dados em campo e de tratamento e análise de resultados. O levantamento bibliográfico das produções científicas relativas ao tema abrangeu a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses e Dissertações da Capes e a base de dados SciELO. A coleta em campo consistiu na aplicação de um questionário estruturado aos professores participantes do programa, bem como de entrevista com o coordenador local do PNAIC. A percepção dos sujeitos da pesquisa sobre o PNAIC é bastante positiva, pois acreditam que o programa colaborou para a melhoria da qualidade do trabalho dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, possibilitando às crianças um aprendizado mais dinâmico e prazeroso, centrado no lúdico. As respostas apontam para uma apreensão insuficiente das bases teóricas dispostas nos Cadernos de Formação, dada a centralidade nos procedimentos e a ausência de reflexões teórico-práticas e da percepção da Alfabetização na perspectiva do Letramento. Os resultados das avaliações externas revelam dificuldades dos estudantes que se encontram, majoritariamente, nas escalas 1e 2 de proficiência em Leitura, Escrita e Matemática, com pior desempenho em Matemática, mas não são válidos para a análise da eficácia do PNAIC, o que só será possível nos próximos dois anos, caso o programa seja consolidado.

Downloads

Publicado

2016-01-15

Como Citar

DE ARAUJO, Carla Busato Zandavalli Maluf; MANTEINI, Maria Aparecida. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a Prática dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Bataguassu, MS: Relações Possíveis. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 6, p. 410–422, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n0p410-422. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3467. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos