O Olho Humano e os Mecanismos da Visão como Objeto de Ensino: Reflexões Sobre um Processo Colaborativo

Autores

  • Flávia Renata Lemes de Bodas
  • Karine Bezerra Viana
  • Nádia Cristina Guimarães Errobidart
  • Maria Inês de Affonseca Jardim
  • Edy Wilson Ferreira Mendes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n0p405-409

Resumo

Este relato apresenta as reflexões iniciais sobre as ações de um grupo colaborativo quanto ao planejamento e execução de uma sequência didática desenvolvida em seis turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Especificamente relatamos o trabalho colaborativo, desenvolvido por membros do grupo, de planejamento e aplicação de uma atividade composta de aula expositiva usando ferramenta tecnológica e uma atividade experimental demonstrativa sobre o processo de formação de imagens no olho humano e alguns defeitos de visão. O objetivo é evidenciar a importância atribuída pelos acadêmicos ao processo colaborativo desenvolvido na atividade. O tema da atividade sobre o olho humano foi selecionado após uma discussão, entre professores de Ensino Médio de escolas públicas de Campo Grande – MS, docentes da formação inicial do curso de Licenciatura em Física da UFMS e acadêmicos do curso. Os resultados sugerem que os primeiros passos em busca de um trabalho realmente colaborativo e que contribua para a formação reflexivacrítica dos futuros professores de Física estão no caminho certo. Os acadêmicos pontuam em seus diários de bordo que as discussões com os professores regentes e demais membros do grupo auxiliaram na identificação de possíveis problemas vivenciados em sala de aula e propiciaram a reflexão sobre possíveis soluções.

Downloads

Publicado

2016-01-15

Como Citar

DE BODAS, Flávia Renata Lemes; VIANA, Karine Bezerra; ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães; JARDIM, Maria Inês de Affonseca; DA SILVA, Edy Wilson Ferreira Mendes. O Olho Humano e os Mecanismos da Visão como Objeto de Ensino: Reflexões Sobre um Processo Colaborativo. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 6, p. 405–409, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n0p405-409. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3466. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos