Jogos Virtuais em Aulas de Matemática: Ações de um Aluno em um Jogo Virtual Envolvendo o Conceito de Ângulo

Autores

  • Claudia Steffany da Silva Miranda
  • Suely Scherer
  • Adamo Duarte de Oliveira
  • Antônio Sales

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n0p395-404

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar de que forma o conhecimento sobre ângulo pode ser (re)construído por alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental ao tomarem decisões em um jogo virtual. Neste trabalho analisamos o processo de um dos alunos participantes da pesquisa. A ação da pesquisa foi estruturada em encontros presencias com o jogo virtual DD Tank, que tem como um dos objetivos vencer batalhas com tiros disparados por um avatar. O referencial teórico da pesquisa foi a Teoria das Situações Didáticas e os estudos sobre o ciclo de ações e a espiral da aprendizagem. Com base na análise dos dados foi possível concluir que o jogo foi um contexto desafiador para a aprendizagem sobre conhecimentos relacionados a ângulo, e do uso dele surgiu a necessidade de compreender o conceito de ângulo, que foi (re)construído de acordo com diferentes atividades.

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Publicado

2016-01-15

Como Citar

MIRANDA, Claudia Steffany da Silva; SCHERER, Suely; DE OLIVEIRA, Adamo Duarte; SALES, Antônio. Jogos Virtuais em Aulas de Matemática: Ações de um Aluno em um Jogo Virtual Envolvendo o Conceito de Ângulo. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 6, p. 395–404, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n0p395-404. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3465. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos