Ensino e Aprendizagem da Linguagem Escrita em Pauta: a Produção e Reescrita de Texto

Autores

  • Lílian Mara Dela Cruz
  • Alda Maria do Nascimento Osório

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n0p387-394

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as relações entre prática pedagógica e produção de texto com escrita espontânea e reescrita, com base no trabalho desenvolvido na Educação Infantil, com propósito de despertar e promover a aprendizagem da leitura e da linguagem escrita. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, com dados obtidos por meio de observação contínua durante as atividades de produção e reescrita de texto. Fundamentou-se o estudo em teóricos que discutem a aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva dialógica, as quais são consideradas como objetos construídos no processo histórico da humanidade e como práticas discursivas de cunho social, que se constituem nas interações verbais, tornando possível promover o ensino e a aprendizagem da linguagem escrita, mediada pelas interlocuções entre sujeitos históricos e sociais.

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Publicado

2016-01-15

Como Citar

CRUZ, Lílian Mara Dela; OSÓRIO, Alda Maria do Nascimento. Ensino e Aprendizagem da Linguagem Escrita em Pauta: a Produção e Reescrita de Texto. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 6, p. 387–394, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n0p387-394. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3464. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos