O Processo Colaborativo como Ferramenta para o Desenvolvimento de Habilidades Técnicas Numa Atividade Experimental Demonstrativa

Autores

  • Heitor Xavier Teixeira
  • Nádia Cristina Guimarães Errobidart
  • Maria Inês de Affonseca Jardim
  • Patrícia Machado Pereira Araujo
  • Keissy Carla Oliveira Martins
  • Cícero José da Silva
  • Hudson Azevedo Errobidart

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n0p379-386

Resumo

Este relato apresenta uma reflexão sobre uma atividade de laboratório de demonstração sobre campo elétrico, desenvolvida em algumas turmas de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campo Grande –MS. A atividade foi elaborada num processo colaborativo por membros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência que cursam Licenciatura em Física na Universidade do Mato Grosso do Sul (UFMS), professores do ensino médio e professores do curso de Licenciatura em Física da UFMS. A atividade, desde o planejamento até a execução, foi desenvolvida coletivamente com o objetivo de contribuir para a formação de um professor-reflexivo, ou seja, um professor que investiga sua prática em sala de aula e reflete sobre suas ações, assumindo o papel de professor-pesquisador. O diário de bordo foi utilizado para coletar dados sobre a influência desse tipo de formação na ação dos acadêmicos envolvidos na atividade. Nele os participantes da atividade foram orientados a relatar suas reflexões sobre as etapas do processo colaborativo, apontando pontos positivos e negativos por eles evidenciados. Os resultados da análise dos relatos sinalizam que os acadêmicos consideraram importante a participação dos professores regentes, pontuando suas experiências no exercício da docência, no desenvolvimento das aulas compartilhadas e, principalmente, nos momentos de reflexão sobre a ação, no caso, a atividade experimental demonstrativa para visualização das linhas de força num campo elétrico.

Downloads

Publicado

2016-01-15

Como Citar

TEIXEIRA, Heitor Xavier; ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães; JARDIM, Maria Inês de Affonseca; ARAUJO, Patrícia Machado Pereira; MARTINS, Keissy Carla Oliveira; DA SILVA, Cícero José; ERROBIDART, Hudson Azevedo. O Processo Colaborativo como Ferramenta para o Desenvolvimento de Habilidades Técnicas Numa Atividade Experimental Demonstrativa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 6, p. 379–386, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n0p379-386. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3463. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos