Questões de Gênero e Sexualidade em Xeque e Famílias em Choque. O que a Escola tem a Ver com Isso?

Autores

  • Tânia Silva Neumann Barroso
  • Jurema Iara Reis Belli

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n1p97-103

Resumo

O objetivo principal deste artigo foi analisar as narrativas de jovens adolescentes do último ano do ensino fundamental (9º ano) sobre os conhecimentos e conceitos de gênero, sexualidade, identidade, orientação sexual, buscando tecer alguns conhecimentos e informações, aproximando-os da realidade vivenciada na família, na escola e na sociedade na qual vivem. Problematizamos o estudo com este grupo, a partir das narrativas que envolveram os debates presentes nas aulas de Geografia com o tema “orientação sexual”, que ganhou enfoque no grupo a partir da seguinte colocação: “O meu irmão não sabe se é homem ou mulher... Muitas vezes ele gosta de colocar roupas da minha irmã”. A discussão teórica permeia a relação dos tópicos acima, embasada nas perspectivas dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – e por autores que discutem a temática. Os resultados indicaram um enorme caminho ainda a ser trilhado, para desmistificar as ideias acerca da sexualidade, identidade de gênero, orientação sexual, enfim, a construção de uma sociedade mais igualitária e tolerante às diferenças.

 

Palavras-chave: Gênero. Família. Identidade. Orientação e Diversidade Sexual.

 

Abstract

The main objective of this study was to analyze the narratives of young teenagers last year of elementary school (9th grade), about the knowledge and concepts of gender, sexuality, identity, sexual orientation, who had already seeking to make some knowledge and information, approaching the reality experienced in family, school and society in which they live. Problematize our study with this group, the narratives surrounding the debates present in geography lessons, where the theme of "sexual orientation" gained focus in the group, with the following setting: "My brother does not know if it's male or female… sometimes he likes to put clothes from my sister ". The theoretical discussion will permeate the relationship of the above topics, based on the perspectives of the National Curriculum Parameters (NCP), Blonde, Santos, and others concerned with the theme authors. The results indicated a huge way yet to tread, to demystify the ideas about sexuality, gender identity, sexual orientation, finally, the construction of a more egalitarian society and tolerant of differences.

 

Keywords: Gender. Family. Identity. Sexual and Orientation Diversity.

Downloads

Publicado

2016-01-15

Como Citar

BARROSO, T. S. N.; BELLI, J. I. R. Questões de Gênero e Sexualidade em Xeque e Famílias em Choque. O que a Escola tem a Ver com Isso?. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 97–103, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n1p97-103. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3462. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos