Quadrinhos na Biblioteca Escolar: o Caso Dom Quixote

Autores

  • Anderson Teixeira Rolim
  • Marcelo Silvio Lopes
  • Marina Ambrozio Galindo Rolim

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n1p86-96

Resumo

Pautado pelo cenário de valorização dos quadrinhos, mais especificamente das adaptações literárias, o presente trabalho busca observar alguns casos de transposição da literatura para a HQ, considerando aspectos editorais, estéticos e linguísticos, para apontar as perspectivas pedagógicas que elas suscitam. Designadamente, verifica versões em quadrinhos da obra máxima de Miguel de Cervantes, Dom Quixote, por meio da análise dos elementos intrínsecos ao ensino de literatura. Como resultado, esboça um panorama das adaptações literárias em quadrinhos no Brasil, suas coleções, edições e editais. Nesse sentido, este trabalho tem natureza bibliográfica, com base em documentação indireta, por meio do material especializado acerca do tema proposto.

 

Palavras-chave: Literatura. Histórias em Quadrinhos. Leitura. Dom Quixote.

 

Abstract

Guided by present valuation of comics, more specifically of literary adaptations, this paper seeks to observe some cases of literary translation into comics considering editorials, aesthetic and linguistic aspects, in order to point out the pedagogical perspectives they raise. In particular, it checks comic versions of Don Quixote, by the analysis of intrinsic elements to the literature teaching. As a result, it outlines a panorama of literary adaptations in comics in Brazil, its collections, editions and issues. In this sense, the work has bibliographical approach based on indirect documentation, through specialized material on the proposed theme.

 

Keywords: Literature. Comic Books. Reading. Don Quixote.

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Publicado

2016-01-15

Como Citar

ROLIM, Anderson Teixeira; LOPES, Marcelo Silvio; ROLIM, Marina Ambrozio Galindo. Quadrinhos na Biblioteca Escolar: o Caso Dom Quixote. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 86–96, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n1p86-96. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3461. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos