Prevalência de Distúrbios da Escrita em Estudantes do Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática

Autores

  • Patrícia Rodrigues Camargo Girotto
  • Edmarlon Girotto
  • Isaias Batista de Oliveira Junior

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n1p80-85

Resumo

Este trabalho teve por objetivo realizar um levantamento das evidências científicas acerca da prevalência de disgrafia entre estudantes do ensino fundamental, além de identificar os fatores associados à disgrafia e as principais dificuldades no processo ensino-aprendizagem das crianças avaliadas. Foi realizada revisão sistemática nas bases SciELO e Google Acadêmico, identificando-se cinco estudos com resultados que contemplavam os objetivos da presente investigação: disgrafia ou distúrbios na escrita em estudantes do ensino fundamental. Destes, quatro foram desenvolvidos no Estado de São Paulo e apresentaram número de participantes inferior a 100. Dos cinco estudos, três utilizaram a Escala de Disgrafia de Lorenzini para avaliar a prevalência desse distúrbio. Quanto à prevalência de disgrafia, esta variou de 22,0% a 61,3%, sendo que em outro estudo apresentou a prevalência total de dificuldades de leitura e escrita (67,0%). Os fatores identificados como associados a esses distúrbios foram: gênero masculino, dislexia, transtorno de aprendizagem e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. As principais dificuldades no processo ensino-aprendizagem verificadas foram na escrita, aritmética, leitura e produção de texto. Este trabalho conseguiu indicar importantes lacunas no conhecimento sobre a disgrafia entre escolares do ensino fundamental e pode, com isso, nortear futuros estudos sobre esse assunto, no que tange à organização metodológica, identificação dos participantes, e detecção das dificuldades de aprendizagem.

 

Palavras-chave: Transtornos de Aprendizagem. Escrita Manual. Disgrafia. Estudantes.

 

Abstract

This study aimed to investigate scientific evidence on the prevalence of dysgraphia among elementary school students, and identify factors associated with dysgraphia and the main difficulties in the teaching-learning process of the children evaluated. Systematic review was conducted in the databases SciELO and Google Scholar, identifying five (5) studies that contemplated the objectives of this research: dysgraphia or writing disorders in primary school students. Four of them were developed in the São Paulo State and had less than 100 participants. Three of the five studies used the Lorenzini Dysgraphia Scale to assess the prevalence of this disorder. Regarding the prevalence of dysgraphia, this ranged from 22.0% to 61.3%, and another study showed the overall prevalence of difficulties in reading and writing (67.0%). The factors identified as associated with these disorders were male gender, dyslexia, learning disabilities and Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The main difficulties in the teaching-learning process were verified in writing, arithmetic, reading and text production. In summary, this work could indicate important gaps in knowledge about dysgraphia among elementary school students and can thereby guide future studies on this subject, regarding the methodological organization, participants' identification and detection of learning disabilities.

 

Keywords: Learning Disorders. Handwriting. Dysgraphia. Students.

 

Downloads

Publicado

2016-01-15

Como Citar

GIROTTO, Patrícia Rodrigues Camargo; GIROTTO, Edmarlon; OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de. Prevalência de Distúrbios da Escrita em Estudantes do Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 80–85, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n1p80-85. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3460. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos