A Matemática Escolar da Escola Primária da Década de 1940

Autores

  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
  • Neuza Bertoni Pinto

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n1p66-71

Resumo

São raros os estudos voltados à história da matemática escolar, sobretudo os que buscam compreender como esse componente curricular favoreceu a permanência ou a transformação da cultura escolar da escola primária. O presente estudo tem como objetivo compreender como se apresentava a matemática escolar do ensino primário, na década de 1940, em duas escolas primárias do estado de Mato Grosso. A partir de um olhar minucioso aos conteúdos matemáticos prescritos e às formas como estes eram apropriados nas práticas escolares da escola primária, o estudo, orientado na perspectiva da história cultural, identifica mecanismos e lógicas utilizados pelos sujeitos na preservação da coerência simbólica da cultura escolar.

 

Palavras-chave: Escola Primária. História da Matemática Escolar. Cultura Escolar.

 

Abstract

Few studies focused on the history of school mathematics, especially those who seek to understand how this curricular component favored the retention or transformation of school culture of primary school. This article aims to understand how they had school mathematics in primary education, in the 1940s, two primary schools in the state of Mato Grosso. From one minute to the prescribed mathematical content and the forms look like these were appropriate in school practices of primary school, the study guided the perspective of cultural history, identifies mechanisms and logic used by the subjects in preserving the symbolic coherence of school culture.

 

Keywords: Primary School. History of School Mathematics; School Culture.

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Publicado

2016-01-15

Como Citar

DE ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos; PINTO, Neuza Bertoni. A Matemática Escolar da Escola Primária da Década de 1940. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 66–71, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n1p66-71. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3458. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos