Ferramentas Digit@is e Educação Básica: Lacunas Entre a Teoria e a Prática Docente

Autores

  • Eliza Adriana Sheuer Nantes
  • Antonio Lemes Guerra Junior
  • Ednéia de Cássia Santos Pinho
  • Juliana Fogaça Sanches Simm

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n1p53-65

Resumo

Este trabalho está ancorado na investigação do modo como os professores da educação básica, atuantes em escolas públicas da cidade de Londrina-PR, assumem as ferramentas tecnológicas à sua disposição em sua prática pedagógica, com base nas orientações expressas pelas Diretrizes Para o Uso de Tecnologias Educacionais do Estado do Paraná, assimilando novas práticas de Multiletramento. Metodologicamente, procedeu-se a uma pesquisa qualitativa, baseada na coleta de dados, por meio do instrumento questionário, em consonância com aspectos metodológicos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Epistemologicamente amparados em estudos como os de Daley (2010), Kalantzis e Cope (2008), Knobel e Lankshear (2007), Rojo (2012; 2013), Street (2003), entre outros, os resultados apontaram, de modo geral, para certo distanciamento entre teoria e prática, evidenciando que o uso de tecnologias por esses profissionais restringe-se a elementos básicos e que, mesmo na condição de professores especializados, falta-lhes a imersão em novas discussões.

 

Palavras-chave: Ensino. Multiletramento. Ferramentas digitais. Prática docente.

 

Abstract

This work is based on research of how basic education teachers, who work in public schools in the city of Londrina, assume the technological tools available to them in their practice, based on the guidelines set out by the Guidelines for the Use of Educational Technologies of the State of Paraná, considering new practices of Multiletramento. Methodologically, we proceeded to a qualitative research, based on data collection through the questionnaire instrument, in line with methodological aspects of Content Analysis proposed by Bardin (2011). Epistemologically supported in studies such as Daley (2010), Kalantzis and Cope (2008), Knobel and Lankshear (2007), Rojo (2012; 2013), Street (2003), among others, the results showed, in general, to certain distance between theory and practice, showing that the use of technology by these professionals is limited to basic elements and that, even in the condition of specialist teachers, they lack immersion in further discussions.

 

Keywords: Education. Multiliteracies. Digital tools. Teaching practice

Downloads

Publicado

2016-01-15

Como Citar

NANTES, Eliza Adriana Sheuer; GUERRA JUNIOR, Antonio Lemes; PINHO, Ednéia de Cássia Santos; SIMM, Juliana Fogaça Sanches. Ferramentas Digit@is e Educação Básica: Lacunas Entre a Teoria e a Prática Docente. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 53–65, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n1p53-65. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3457. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos