Complementação do Ensino de Psicologia Clínica por meio de Ensino a Distância

Autores

  • Fernanda Doretto Barbosa
  • Miguel Antônio de Mello Silva
  • Maria Aparecida Laurenti

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n1p42-52

Resumo

Educação a distância - EAD é uma forma de ensino-aprendizagem, mediada por tecnologias digitais, complementar ao ensino presencial. É decisiva a seleção do conteúdo da matriz curricular e análise das expectativas quanto à aprendizagem. O objetivo geral foi identificar conteúdos relativos à psicologia clínica atualmente ofertados no modelo presencial e investigar a receptividade dos alunos em estudá-los, complementarmente, via EAD: 1) identificando, na matriz curricular do curso de Psicologia, conteúdos relacionados às disciplinas específicas de psicologia clínica e 2) investigando o grau de receptividade dos alunos da nona e décima séries em reforçar a aprendizagem desses conteúdos mediante instrumentos complementares desenvolvidos na modalidade de ensino a distância. O método foi quanti-qualitativo, com análise documental e questionário. Foram identificados 45 conteúdos da matriz curricular relacionados às disciplinas de psicologia clínica, que os sujeitos organizaram por graus de interesse em obter reforço indicando os motivos e a forma de estudá-los na EAD.

 

Palavras-chave: EAD. Psicologia Clínica. Matriz Curricular de Psicologia. Formação de Psicólogos.

 

Abstract

Distance Education is a teaching-learning method mediated by digital technologies and complementary to the presence teaching. In order to be successful it requires accurate selection of contents from the course main curriculum and the analysis of students’ receptivity towards this type of learning. The aim of this study was identify contents related to clinical psychology taught traditionally and investigate students’ receptivity in studying them by distance; that is 1) identify contents related specifically with the clinical psychology in the Psychology course curriculum and 2) investigate the receptivity level of students from ninth and tenth semesters by reinforcing this learning through complementary remote education. The method is quanti-qualitative, with document analysis and questionnaire. Forty-five contents related to clinical psychology were identified and ranked by interest, reason and form of study in distance education by the students.

 

Keyword: Distance Education. Psychology Course Curriculum. Psychologists Training.

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Publicado

2016-01-15

Como Citar

BARBOSA, Fernanda Doretto; SILVA, Miguel Antônio de Mello; LAURENTI, Maria Aparecida. Complementação do Ensino de Psicologia Clínica por meio de Ensino a Distância. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 42–52, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n1p42-52. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3456. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos