Quais Saberes Docentes são Necessários para Trabalhar a Música na Escola?

Autores

  • Tatiane Mota Santos Jardim
  • Fábio Luiz da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n1p37-41

Resumo

A presente pesquisa refere-se a um recorte da dissertação de Mestrado em Metodologia para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Norte do Paraná, sobre o Ensino e os Saberes de Música nas Escolas Urbanas da Rede Municipal de Londrina. O referencial teórico está fundamentado nos conceitos de saberes docentes de Maurice Tardif (2012), complementado por reflexões das áreas de educação e educação musical. Ao destacar os saberes docentes necessários para trabalhar a música na escola, 33% dos professores pesquisados elegeram os saberes disciplinares como fundamentais para tal prática, 26% destacaram os saberes curriculares, 21% citaram os saberes profissionais, 10% dos entrevistados relataram os saberes experienciais, 7% não responderam e 3% admitiram não saber responder a questão, evidenciando a falta de conhecimento sobre o tema. Espera-se que os resultados obtidos oportunizem a reflexão sobre o trabalho desenvolvido nas escolas do município, contribuindo para a ampliação e elaboração de novos programas de formação para os professores.

 

Palavras-chave: Saberes Docentes. Música. Escola. Ensino Fundamental.

 

Abstract

This research refers to an excerpt of the Master's thesis in Methodology for Teaching Languages and their Technologies of Northern of Paraná University, regarding the Music Education and Knowledge in Urban Municipal Schools in Londrina. The theoretical framework is based on the concepts of teaching knowledge of Maurice Tardif (2012), supplemented by reflections of education and music education areas. By highlighting teachers essential knowledge to work the music in school, in this survey 33% of teachers elected disciplinary knowledge as fundamental to the practice, 26% highlighted the curricular knowledge, 21% cited professional knowledge, 10% of the respondents reported the experiential knowledge, 7% did not answer and 3% admitted not know how to answer the question, what emphasizes the lack of knowledge on the subject. It is expected that the results obtained provide an opportunity for reflection on the work done in local schools, contributing to the expansion and development of new training programs for teachers.

 

Keywords: Knowledge Teachers. Music. School. Elementary School.

 

Downloads

Publicado

2016-01-15

Como Citar

JARDIM, Tatiane Mota Santos; DA SILVA, Fábio Luiz. Quais Saberes Docentes são Necessários para Trabalhar a Música na Escola?. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 37–41, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n1p37-41. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3455. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos