Um Estudo sobre o Habitus do Professor Administrador

Autores

  • Rovânio Bussolo
  • Gildo Volpato

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n1p19-29

Resumo

Em um campo social, os agentes lutam por seus interesses, manifestando seus comportamentos, atitudes e modos de pensar. No campo da administração, encontra-se, também, o professor administrador, que desenvolve certos hábitos profissionais que acabam por interferir em sua prática pedagógica. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi conhecer o habitus do professor administrador nos cursos de administração da região carbonífera e perceber como se manifestam no contexto da sala de aula, na percepção de professores administradores e estudantes. A pesquisa foi realizada em três Instituições de Ensino Superior localizadas na Região Carbonífera, sul do Estado de Santa Catarina. Participaram oito professores administradores que atuam nos três cursos de Administração e quarenta e dois estudantes que estão no último semestre do curso. A pesquisa foi do tipo descritiva com abordagem qualitativa. O estudo demonstrou algumas características ou perfil que podem suscitar, ao longo do processo de formação e de exercício da profissão, a corporificação de certos habitus nos professores administradores, que se manifestam na sala de aula.

 

Palavras-chave: Curso de Administração. Ensino da Administração. Habitus.

 

Abstract

In a social field, agents fight for their interests, expressing their behaviors, attitudes and thinking ways.  In the business administration area, there are also administrator teachers who develop certain professional habits which end up by interfering in their teaching practice. Therefore, the purpose of this study was to know the administrator teacher’s habitus at the undergraduate Business Administration Courses and verify how they (habitus) appear in the classroom context, as well as in the administrator teachers’ and students’ perception. The research was carried out in three higher education institutions located in the Coal Region, southern state of Santa Catarina, Brazil. The participants were eight (08) administrator teachers who work in the three bsiness administration courses and forty-two (42) students who are in the last term of their course. It was a descriptive research with a qualitative approach. Results have shown some characteristics or profiles that may arise throughout the process of training and profession practice and the embodiment of certain habitus, from administrator teachers, that appear in the classroom.

 

Keywords: Business Administration Course. Management Education. Habitus

Downloads

Publicado

2016-01-15

Como Citar

BUSSOLO, Rovânio; VOLPATO, Gildo. Um Estudo sobre o Habitus do Professor Administrador. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 19–29, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n1p19-29. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3453. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos