Problemáticas Ambientais: Conhecimentos e Concepções de Futuros Educadores e Comunidades

Autores

  • Fernanda Carneiro Leão Gonçalves
  • Debora Carolina Molina Lemes
  • Tania Renata Prochnow
  • Rossano André Dal-Farra

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n1p13-18

Resumo

Este artigo relata pesquisa realizada com turma do 1° ano do curso Normal de um Instituto Estadual de Educação, em Canoas/RS e com moradores da comunidade do entorno. Está focado na análise dos conhecimentos e concepções relacionados aos problemas ambientais e práticas irrefletidas de consumo. Objetivou sensibilizar alunos ao consumo consciente, tornando-os facilitadores de novos hábitos e atitudes, assim como oportunizá-los a assumir papel de pesquisadores e produtores de conhecimento. Foram aplicados dois instrumentos: um direcionado aos alunos, e uma entrevista realizada por eles com moradores da comunidade. Dados coletados foram agrupados em categorias e estudados por análise de conteúdo. Houve diferenças relevantes nas concepções dos dois grupos, evidenciando a importância que os jovens atribuem à educação como meio de desenvolver sensibilidade aos problemas ambientais. Este trabalho pode contribuir para o pensar pedagógico acerca da importância de abordar alguns conteúdos de educação ambiental para sustentabilidade, utilizando metodologia de pesquisa como prática
pedagógica.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental. Sustentabilidade. Consumo. Concepções.

 

Abstract

This article reports a research conducted with 1st year class of the Normal course of a State Institute of Education, in Canoas/RS and residents of surrounding community. Is focused on the analysis of knowledge and concepts related to environmental issues and practices thoughtless consumption. Aimed to sensitize students to conscious consumption, making them enablers of new habits and attitudes, so as it provides an opportunity to take the role of researchers and knowledge producers. Two instruments were applied: one directed to the students, and an interview conducted by them with community residents. Data collected were grouped into categories and analyzed by content analysis. There were significant differences in the views of the two groups, indicating the importance that young people attach to education as a means to develop sensitivity to environmental problems. This work can contribute to pedagogical thinking about the importance of addressing some content of environmental education for sustainability, using research methodology and teaching practice.

 

Keywords: Environmental Education. Sustainability. Consumption. Conceptions.

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Publicado

2016-01-15

Como Citar

GONÇALVES, Fernanda Carneiro Leão; LEMES, Debora Carolina Molina; PROCHNOW, Tania Renata; DAL-FARRA, Rossano André. Problemáticas Ambientais: Conhecimentos e Concepções de Futuros Educadores e Comunidades. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 13–18, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n1p13-18. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3452. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos