A Pesquisa no Contexto do Ensino Médio Politécnico: Mudanças, Permanências e (In) Compreensões

Autores

  • Vanessa Vian
  • Lauren Heineck de Souza
  • José Claudio Del Pino
  • Miriam Inês Marchi
  • Eniz Conceição Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n1p5-12

Resumo

O presente artigo tem por objetivo, apresentar os principais entendimentos acerca das modificações curriculares e práticas docentes, em especial, do uso da pesquisa como prática pedagógica, ocorridas a partir da implantação do Ensino Médio Politécnico no contexto de uma escola pública no Vale do Taquari, RS. De caráter qualitativo, esta investigação utilizou-se de entrevista semiestruturada realizada com três membros da gestão e cinco professores coordenadores do seminário integrado da referida escola. Partindo da análise dos documentos que regem a proposta de reestruturação do ensino médio no Rio Grande do Sul e das evidências que emergem das falas dos entrevistados, pôde-se perceber que, embora o grupo considere avanços por parte de alguns alunos, no que se refere às condições de construção do conhecimento, são percebidas incompreensões quanto à estrutura do tempo, espaço, currículo referentes à educação pela pesquisa.

 

Palavras-chave: Ensino Médio Politécnico. Educação Básica. Educar pela Pesquisa.

 

Abstract

This article aims to present the main understandings of the curricular changes and teaching practices, especially the use of research as a pedagogical practice, that occurred after the implementation of Polytechnic Intermediate Education of a public school in the Taquari Valley, Rio Grande do Sul state. On the qualitative side, this research employed a semi-structured interview with three members of management and five coordinator teachers from the integrated seminar at the same school. From the analysis of the documents that rule the proposal for restructuring Intermediate Education in Rio Grande do Sul and all the evidence that arose from the interviewees’ speech, it can be perceived that, although the group takes into consideration advances made by some students regarding the construction of knowledge, incomprehensions are perceived regarding time structure, space, curriculum related to education through research.

 

Keywords: Polytechnic Intermediate Education. Elementary Education. Education Through Research. 

Downloads

Publicado

2016-01-15

Como Citar

VIAN, Vanessa; DE SOUZA, Lauren Heineck; DEL PINO, José Claudio; MARCHI, Miriam Inês; OLIVEIRA, Eniz Conceição. A Pesquisa no Contexto do Ensino Médio Politécnico: Mudanças, Permanências e (In) Compreensões. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 5–12, 2016. DOI: 10.17921/2447-8733.2016v17n1p5-12. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3451. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos