Análise Linguística e Ensino de Gêneros Textuais: um Estudo de Caso

Autores

  • Celso Leopoldo Pagnan
  • Marcelo Silveira

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n1p41-47

Resumo

A presente pesquisa faz parte de um projeto intitulado “Análise linguística e ensino de língua portuguesa”, que por sua vez está inserido em um projeto mais amplo: Professor: seu lugar é aqui, desenvolvido pelo programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, da UNOPAR. O objetivo deste estudo foi refletir sobre o ensino de gêneros textuais, a partir da aplicação de uma sequência didática em turmas do 6º ano. Para tanto, escolhemos o gênero receita. Como metodologia, os alunos escreveram dois textos do gênero receita, sendo o primeiro com base em seu conhecimento prévio, o segundo a partir das explicações expressas em sala de aula. Da comparação entre ambas as produções, buscou-se determinar o ganho que tiveram os alunos em termos de conhecimento sobre o gênero e sobre a produção textual.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

PAGNAN, Celso Leopoldo; SILVEIRA, Marcelo. Análise Linguística e Ensino de Gêneros Textuais: um Estudo de Caso. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 41–47, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n1p41-47. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/342. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos