Aprendizagem Matemática na Educação Ambiental

Autores

  • Bruno Rodrigues Rosa Universidade Federal do Tocantins.
  • Sandra Maria Faleiros Lima Universidade de Brasília.
  • Clariza Alves da Costa
  • Maria Luiza de Freitas Konrad

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p184-190

Resumo

Considerando a necessidade de rever a ação dos seres humanos, em relação ao meio ambiente, é que foi desenvolvida a pesquisa ação participativa de Educação Ambiental - EA com um grupo de crianças do Setor Buritizinho da cidade de Arraias-TO. Além das questões ambientais objetivouse desenvolver aprendizagens matemáticas, ligadas ao ambiente cotidiano das crianças de modo significativo. O desenvolvimento do trabalho se utilizou de diversas estratégias, como: aulas passeio, desenhos, jogos, cálculos e resolução de problemas visando diminuir as dificuldades e despertar o interesse das crianças pela matemática. A matemática, ao se tornar ferramenta útil, para soluções de problemas reais é bem aceita, desperta o gosto e favorece o desenvolvimento do raciocínio. As crianças foram instigadas a uma visão crítica de mundo e de sua importância dentro desse contexto. Notou-se que uma educação que considera a realidade da criança muda tanto o desempenho escolar, quanto coopera de maneira fundamental para a construção e desenvolvimento da cidadania.


Palavras-chave: Educação Matemática. Aprendizagem Significativa. Educação Ambiental.


Abstract
Considering the need to review the humans’ action regarding the environment, the research was carried out on the participatory action of Environmental Education - EA with a group of children from the Buritizinho Sector of the city of Arraias-TO. In addition to environmental issues, the objective was to develop mathematical learning associated to the children’s daily environment in a meaningful way. A variety of strategies were used, such as walking, drawing, games, calculations and problem solving, in order to reduce difficulties and awaken children’s mathematics interest. Mathematics uponbecoming a useful tool for real problems solutions is well accepted, awakens the willingness and favors the reasoning development. Children were instigated to a critical view of the world and its importance within that context. It was noted that an education that considers the child’s reality changes both the school performance and cooperates in a fundamental way for the citizenship’s construction and development.


Keywords: Mathematics Education. Meaningful Learning. Environmental Education.

Biografia do Autor

Bruno Rodrigues Rosa, Universidade Federal do Tocantins.

Graduado em Licenciatura em Matemática , Professor de matemática na rede Estadual de ensino do Tocantins.

Sandra Maria Faleiros Lima, Universidade de Brasília.

Universidade de Brasília, professora adjunta 4, Engenharia, Faculdade do Gama – UnB, Professora de Sociologia, Antropologia, Educação Ambiental

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

ROSA, Bruno Rodrigues; LIMA, Sandra Maria Faleiros; COSTA, Clariza Alves da; KONRAD, Maria Luiza de Freitas. Aprendizagem Matemática na Educação Ambiental. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 184–190, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p184-190. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3407. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos