Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: o Uso do Portfólio como Técnica Avaliativa

Autores

  • Edilaine Vagula
  • Patrícia Lupion Torres
  • Marilda Aparecida Behrens

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n1p34-40

Resumo

Este trabalho buscou compartilhar os resultados parciais do estudo em desenvolvimento no grupo de pesquisa Fepof - Formação Pedagógica do Professor Universitário. Com o objetivo de compreender as possibilidades do uso do portfólio como estratégia avaliativa, com significado formativo, delimitou-se como problema de pesquisa: como despertar nos professores universitários a concepção de que avaliar formativamente consiste em coletar dados sobre a aprendizagem, a fim de reorientar a prática educativa? A abordagem foi a qualitativa, tipo pesquisa-ação, e a pesquisa foi desenvolvida com oito professores universitários doutorandos, envolvidos em um processo de formação continuada no stricto sensu, mediado por dois coordenadores. A metodologia contou com a discussão/investigação do grupo sobre diversas temáticas que envolvem a formação de professores universitários e a prática pedagógica. Durante o processo, muitos avanços foram percebidos em relação à novas concepções na docência, dentre elas as avaliativas. O portfólio como instrumento de aprendizagem destacou-se como procedimento de avaliação participativa e de vivência de prática democrática. As contribuições nas discussões permitiram perceber que todo processo de mudança envolve transformação da prática por meio da reflexão e que a busca de uma concepção formativa em avaliação passa pela sensibilização do professor quanto à necessidade de mudança.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

VAGULA, Edilaine; TORRES, Patrícia Lupion; BEHRENS, Marilda Aparecida. Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: o Uso do Portfólio como Técnica Avaliativa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 34–40, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n1p34-40. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/340. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos